Central Telefônica: 71 3203.5555 . Centro Médico: 71 3203.3400 . Marcação de Exames: 71 3203.5601

Notícia

Hidrate-se!

06 December 2013

A hidratação é condição essencial para o bom funcionamento orgânico, sobretudo, nos meses mais quentes do ano quando o corpo elimina uma maior quantidade de suor e o processo de desidratação é favorecido pelo consumo elevado de bebidas alcoólicas. Por isso, beber água mesmo sem sentir sede deve ser um hábito rotineiro a fim de repor as perdas imperceptíveis e diminuir o ressecamento das mucosas acentuado pelo efeito do ar condicionado e da temperatura ambiente. Além da ingestão indispensável de água filtrada, outros alimentos e bebidas assumem papel auxiliar na reposição diária dos cerca de 2 litros de líquidos (aproximadamente 8 copos de água) necessários ao organismo. Entre as opções estão sucos de frutas, água de coco, chás, leite, cafés; vegetais, como pepino, brócolis, abóbora e frutas como melancia, kiwi, laranja, abacaxi acerola que possuem entre 80% e 90% de água em sua composição.  
A água tem as funções de transportar todos os nutrientes essenciais para a manutenção da saúde; formar a estrutura do corpo; participar dos processos digestório e absortivo dos nutrientes; adequar a consistência das fezes e o bom funcionamento do intestino; regular a temperatura corpórea; lubrificar  tecidos; manter a produção de saliva, de líquido sinovial (responsável pela lubrificação das articulações), de urina, suor e enzimas digestórias, além de eliminar as toxinas do organismo. Normalmente, perdemos líquido corpóreo durante a transpiração, a respiração e a eliminação de secreções, principalmente, a urina. Quando ocorrem situações patológicas, a necessidade de repor líquidos deve ser ajustada por um profissional especializado para evitar a desidratação. É o que acontece na presença de febre, sudorese excessiva, vômitos, diarreia, uso de medicamentos, atividade física, sangramento abundante, presença de cálculo nas vias urinárias e infecções.
Ao longo da vida, o nosso corpo também vai perdendo a composição original de líquidos da sua estrutura. Enquanto o corpo de um recém-nascido é constituído por cerca de 80% de líquidos, a estrutura física de uma pessoa adulta é formada por aproximadamente 65% de fluidos e a de uma pessoa idosa por cerca de 40% a 50%. Daí a necessidade de equilibrar os níveis de hidratação do organismo para o seu funcionamento saudável. A recomendação diária para a ingestão de líquidos deve considerar o peso corporal, assim para os adultos é indicado o consumo de 25 ml a 38 ml para cada quilograma, diariamente. No caso de crianças, essa proporção deve ser aumentada para a ingestão de 50 ml a 60 ml de líquidos para cada kg. Por exemplo, uma criança com 30 kg deve ingerir 1800 ml diariamente ou cerca de 9 copos de água de 200 ml por dia. Para que o organismo absorva a quantidade de líquido ingerido é preciso distribuir esse consumo em pequenas quantidades ao longo do dia, evitando a perda por meio da urina. Lembre-se: a hidratação é essencial para a manutenção da vida.  



       
ANAHP - Associação Nacional de Hospitais Privados ONA - Organização Nacional de Acreditação Creditação  Qmentum
   
Av. Princesa Isabel, 914, Barra Avenida, 40.140-901, Salvador, Bahia.
71 3203.5147 71 3203.5555 71 3203.3400 71 3203.5601