Central Telefônica: 71 3203.5555 . Centro Médico: 71 3203.3400 . Marcação de Exames: 71 3203.5601

Notícia

HOME / Hospital / Notícias / 2003 / Abril / Saúde e Qualidade de Vida

Saúde e Qualidade de Vida

Ter qualidade de vida é assumir o controle das situações que colocam a vida em risco. É manter em harmonia corpo, mente e espírito, todas as dimensões do ser humano. Estar atento à obesidade, ao colesterol, à pressão arterial, ao tabagismo e ao estresse diário, e fazer uso dos hábitos saudáveis como manter uma boa alimentação, manter as horas de sono, e, principalmente, praticar atividades físicas, são as maneiras de controlar os riscos à saúde.

A vida atribulada dos dias atuais trouxe um grande inimigo que, apesar de extremamente prejudicial, é inevitável - o estresse. "É preciso ter o controle do estresse. Só fazemos isso quando assumimos o controle da nossa própria vida, impedindo que ela nos dite as regras", explica Dr. Júlio Neves, consultor em qualidade de vida e médico da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Português.

"As pessoas trabalham muito no início da vida, sem se preocuparem com a saúde, para ganhar dinheiro e ter uma boa condição social e, ao ficarem mais velhas, não têm mais a saúde para desfrutar do que construíram", alerta o médico. Em relação ao tabagismo, vício que, a cada dia, conquista novos adeptos, é importante salientar que é fundamental contar com ajuda médica quando se deseja abandonar a cigarro. "As chances de uma pessoa conseguir parar de fumar sozinha são de apenas 3 a 5%", explica o médico.

Atividades físicas

Durante muitos anos, definiu-se como Medicina Preventiva aquela que apenas realizava a prevenção das doenças. Hoje, esse conceito vai além e inclui também as medidas pró-ativas que devem ser uma constante na vida de todos. O grande pilar da vida saudável é a atividade física regular. A prática de exercícios aumenta a auto-estima, fazendo com que o indivíduo se preocupe mais com a saúde, a beleza, o corpo e se mantenha distante das práticas viciosas, como o uso excessivo do álcool e o tabagismo.

De acordo com o consultor, uma pessoa magra e sedentária apresenta mais risco de vida que um obeso fisicamente ativo. Estudos já comprovaram que, quanto maior a capacidade física, menor o risco de morte por doenças. "É por isso que a educação para as atividades físicas deve ser iniciada desde os primeiros anos de vida", reforça Dr. Júlio Neves.

www.superacao.net

O interesse pelo assunto "qualidade de vida" não surgiu por acaso na vida de Dr. Júlio Neves. Adepto das atividades físicas, o médico há 12 anos pratica o triatlon (modalidade que inclui numa mesma competição corrida, natação e ciclismo). Em sua prática, sentiu a necessidade de se aprofundar mais nas questões das atividades físicas. Com o tempo, passou a servir de fonte de informações para os amigos, enviando para eles um "newsletter". A publicação virtual evoluiu e se transformou no site www.superacao.net, voltado para as questões da Qualidade Vida e que já contabiliza mais de 2 mil pessoas cadastradas.  

MELHORE A SUA FORMA SEM NOTAR

  • No trabalho:
    - Desça do ônibus algumas paradas antes da sua ou deixe o seu carro um pouco afastado do seu local de trabalho e ande o resto do caminho;
    - Dê uma volta durante o horário do almoço ou nos intervalos;
    - Use escadas em vez de elevador;
    - Ande e vá conversar com as pessoas em vez de usar telefone ou e-mail;
    - Fique de pé quando falar ao telefone;
    - Programe tempo para exercícios em sua agenda
  • Com amigos e a família:
    - Planeje saídas e férias incluindo exercícios;
    - Em vez de ficar deitado na praia, ande, corra, nade, jogue frescobol, empine um papagaio;
    - Faça turismo andando, correndo ou de bicicleta;
    - Dançar é um prazer e também um ótimo exercício;
    - Escolha atividades que se adaptem ao seu ambiente.

APENAS 30 MINUTOS DE EXERCÍCIOS MODERADOS POR DIA O AJUDARÃO A:

  • Reduzir o risco de doenças cardíacas e derrames;
  • Controlar o seu peso;
  • Reduzir o nível de colesterol;
  • Prevenir e controlar a pressão alta;
  • Aumentar seu nível de energia e fazê-lo sentir-se mais forte;
  • Reduzir o estresse e a tensão;
  • Dormir melhor
       
ANAHP - Associação Nacional de Hospitais Privados ONA - Organização Nacional de Acreditação Creditação  Qmentum
   
Av. Princesa Isabel, 914, Barra Avenida, 40.140-901, Salvador, Bahia.
71 3203.5147 71 3203.5555 71 3203.3400 71 3203.5601