Notícias Fique por dentro das novidades

Segurança: condição essencial à doação de sangue — Hospital Português da Bahia

3 de abril de 2014

Segurança: condição essencial à doação de sangue

03 April 2014

A hemoterapia tem ajudado a salvar muitas vidas desde que o armazenamento de sangue passou a ser praticado no Brasil, durante a primeira Guerra Mundial. Um século depois, a evolução dessa área médica tem viabilizado a adoção de critérios rigorosos no processo de transfusão sanguínea, semelhantes àqueles praticados em países desenvolvidos. Apesar do rígido controle de qualidade no cadastro, triagem, coleta, fracionamento, testagem, armazenamento e transfusão dos componentes sanguíneos, as instituições de saúde no país ainda apresentam deficiência no estoque de bolsas. Na avaliação do médico hematologista do Banco de Sangue do Hospital Português, Dr. Fernando Araújo, essa realidade reflete a necessidade de um número maior de doares voluntários. “Os avanços da ciência ainda não permitiram desenvolver recursos artificiais que possam substituir o sangue. Por outro lado, um único doador é capaz de salvar até quatro vidas”, destaca o especialista. Hoje, com o uso da tecnologia, a doação é realizada de forma ágil, com materiais esterilizados e descartáveis, gerando segurança para o doador e para o paciente que vai receber o sangue.  

Conforto e segurança na doação

A parceria entre o Hospital Português e o Hemocentro São Lucas – Terapia Celular – centro de medicina transfusional certificado pela Organização Nacional de Acreditação, com 42 anos de tradição e unidades distribuídas nos Estados de São Paulo, Brasília e Bahia – resultou na criação do Banco de Sangue do HP. Dispondo de instalações confortáveis, o espaço oferece moderno parque tecnológico, além de profissionais preparados para o atendimento aos doares voluntários, que podem realizar coletas de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h. Equipamentos de última geração permitem que todo o processo de doação seja acompanhado por um sistema informatizado. Desse modo, cada etapa é monitorizada, desde a captação dos doadores, exames sorológicos e imunohematológicos, até o ato transfusional. Os resultados dos exames são sigilosos e entregues exclusivamente ao doador.  “A aliança entre tecnologia de ponta e profissionais altamente qualificados resulta em segurança e qualidade no processo de doação do sangue. A aparelhagem moderna permite que o voluntário doe apenas os componentes sanguíneos necessários para a transfusão e que o paciente tenha ao seu dispor um sangue seguro”, observa Dr. Fernando Araújo.   A hemoterapia tem ajudado a salvar muitas vidas desde que o armazenamento de sangue passou a ser praticado no Brasil, durante a primeira Guerra Mundial. Um século depois, a evolução dessa área médica tem viabilizado a adoção de critérios rigorosos no processo de transfusão sanguínea, semelhantes àqueles praticados em países desenvolvidos. Apesar do rígido controle de qualidade no cadastro, triagem, coleta, fracionamento, testagem, armazenamento e transfusão dos componentes sanguíneos, as instituições de saúde no país ainda apresentam deficiência no estoque de bolsas. Na avaliação do médico hematologista do Banco de Sangue do Hospital Português, Dr. Fernando Araújo, essa realidade reflete a necessidade de um número maior de doares voluntários. “Os avanços da ciência ainda não permitiram desenvolver recursos artificiais que possam substituir o sangue. Por outro lado, um único doador é capaz de salvar até quatro vidas”, destaca o especialista. Hoje, com o uso da tecnologia, a doação é realizada de forma ágil, com materiais esterilizados e descartáveis, gerando segurança para o doador e para o paciente que vai receber o sangue.  

Conforto e segurança na doação

A parceria entre o Hospital Português e o Hemocentro São Lucas – Terapia Celular – centro de medicina transfusional certificado pela Organização Nacional de Acreditação, com 42 anos de tradição e unidades distribuídas nos Estados de São Paulo, Brasília e Bahia – resultou na criação do Banco de Sangue do HP. Dispondo de instalações confortáveis, o espaço oferece moderno parque tecnológico, além de profissionais preparados para o atendimento aos doares voluntários, que podem realizar coletas de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h. Equipamentos de última geração permitem que todo o processo de doação seja acompanhado por um sistema informatizado. Desse modo, cada etapa é monitorizada, desde a captação dos doadores, exames sorológicos e imunohematológicos, até o ato transfusional. Os resultados dos exames são sigilosos e entregues exclusivamente ao doador.  “A aliança entre tecnologia de ponta e profissionais altamente qualificados resulta em segurança e qualidade no processo de doação do sangue. A aparelhagem moderna permite que o voluntário doe apenas os componentes sanguíneos necessários para a transfusão e que o paciente tenha ao seu dispor um sangue seguro”, observa Dr. Fernando Araújo.    

Requisitos para doação:

1.       Apresentar documento com foto: RG ou documento equivalente;
2.       Estar em boas condições de saúde;
3.       Ter peso igual ou superior a 50 kg;
4.       Ter entre 18 e 67 anos (no caso de idosos, a primeira doação deve ser feita antes dos 60 anos);
5.       Estar alimentado, porém evitar refeições pesadas (gordurosas);
6.       Não estar grávida;
7.       Respeitar o intervalo para doação: homens (60 dias), mulheres (90 dias).
Fonte: Hemocentro São Lucas