Notícias Fique por dentro das novidades

Artrose de joelho — Hospital Português da Bahia

6 de outubro de 2015

Artrose de joelho

06 October 2015

Artrose, osteoartrose ou osteoartrite são denominações comuns da patologia que atinge qualquer articulação do corpo, causando uma lenta e progressiva degeneração da cartilagem articular – tecido fibro-elástico que recobre as extremidades ósseas e amortecem os impactos. Limitação dos movimentos e dor são sintomas frequentes neste problema, que motiva cerca de 40% das consultas em ambulatórios de Ortopedia, bem como, 7,5% dos afastamentos de trabalho, segundo dados do Ministério da Saúde. Tamanho impacto na qualidade de vida da população tem produzido um avanço significativo nas formas de tratamento da artrose, conforme explica o cirurgião ortopédico e traumatologista do Serviço de Ortopedia do Hospital Português, Dr. Raimundo Pereira Filho. “Atualmente, inúmeros recursos de ponta estão disponíveis para reabilitar o paciente com osteoartrose do joelho, desde emprego de medicações, fisioterapia, exercícios especiais e, em casos indicados, a realização de cirurgia para colocação de próteses parciais ou totais, a depender do grau de acometimento articular”, informa o especialista.

Fatores de risco

Entre as condições que geram aumento da carga sobre o corpo e representam fatores de risco para a artrose de joelho, destacam-se o sedentarismo, a raça (caucasiana) e o excesso de peso. Outras condições associadas são as deformidades (joelho torto, para fora ou para dentro) e o gênero. Mulheres acima de 50 anos são as mais afetadas, numa proporção de duas mulheres para cada homem, devido a fatores hormonais, sobretudo, com a queda de estrógeno após a menopausa.

Tratamento cirúrgico

Para tratar a artrose de joelho, especialmente, nos estágios mais avançados em que a cartilagem está muito comprometida por lesões, uma estratégia empregada pela Ortopedia é o tratamento cirúrgico com implante de prótese total, chamada de artroplastia total de joelho. Atualmente, o procedimento conta com técnica cirúrgica minimamente invasiva e material de ponta importado (em metal, fixado com polimetilmetacrilato) que favorece a rápida reabilitação do paciente, promovendo recuperação da mobilidade plena. “Essas soluções têm sido empregadas inclusive em pacientes idosos, com sucesso, permitindo a recuperação da autonomia na realização de atividades simples do dia a dia, como subir e descer escadas normalmente e até mesmo praticar atividades”.

Tecnologia de ponta na reabilitação pós-cirúrgica 

Um dos recursos avançados usados pela Ortopedia do HP após a cirurgia de joelho é o equipamento para Movimentação Contínua Passiva – CPM. O aparelho de ponta é utilizado no tratamento pós-operatório imediato, assim que o paciente dá entrada na enfermaria, buscando agilizar a recuperação dos movimentos normais da articulação. Dr. Raimundo Pereira Filho informa que a maioria dos pacientes após a cirurgia de joelho apresenta dor ao mover essa articulação e com o uso do equipamento eles aprendem a fazer movimentos passivos (sem esforço muscular) durante um tempo pré-determinado. “O aparelho permite ajustar a velocidade e os graus de flexo-extensão do joelho, potencializando os resultados”.

Serviço de Ortopedia do Hospital Português 

O tratamento clínico e cirúrgico da artrose de joelho com infraestrutura de ponta é um dos diferenciais oferecidos pelo Serviço de Ortopedia do HP. Além de cirurgiões ortopedistas especializados nessa articulação, a Unidade dispõe de uma equipe de 22 profissionais altamente qualificados nas diversas subespecialidades da ortopedia – coluna, ombro, cotovelo, quadril, pé, tornozelo e trauma. O funcionamento em regime de pronto-atendimento, 24 horas por dia, também oferece suporte de equipe multidisciplinar formada por médicos hematologistas, oncologistas, clínicos da dor, fisioterapeutas, dentre outros profissionais.