Notícias Fique por dentro das novidades

Seja consciente, higienize as mãos! — Hospital Português da Bahia

30 de setembro de 2015

Seja consciente, higienize as mãos!

30 September 2015

As mãos constituem a principal via de transmissão de diversos microrganismos que podem ser transferidos de uma superfície para outra por meio de contato direto (pele com pele), ou indireto (através do contato com objetos e superfícies contaminadas). A lavagem das mãos é a medida individual mais simples para prevenir a propagação de infecções. A lavagem correta engloba a higienização simples, a higienização antisséptica, a fricção antisséptica e a anti-sepsia cirúrgica das mãos.   

Na avaliação do médico líder da Infectologia do Hospital Português e membro do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar da Instituição, Dr. Alessandro Farias, atitudes que ajudem a prevenir e controlar as doenças infecciosas precisam ser praticadas diariamente por toda a população. “As mãos têm contribuição significativa em numerosos surtos de doenças por serem um veículo transmissor de vírus e bactérias. Por outro lado, estudos diversos têm mostrado grandes resultados na prevenção e controle da transmissão de patologias através da limpeza adequada das mãos”, observa.

As mãos podem ser higienizadas utilizando-se: água e sabão, preparação alcoólica e antissépticos. A sua lavagem deve ocorrer quando estiverem visivelmente sujas ou não, quando contaminadas com sangue e outros fluidos corporais, ao iniciar o turno de trabalho, antes e após ir ao banheiro, antes e depois das refeições, antes do preparo de alimentos e também antes do preparo ou manipulação de medicamentos. Faça a sua parte e colabore com a saúde de todos!