Notícias Fique por dentro das novidades

Cuidados básicos para a saúde ocular — Hospital Português da Bahia

15 de julho de 2016

Cuidados básicos para a saúde ocular

15 July 2016

ocularNo Brasil, uma pessoa com mais de 80 anos aumenta em até 30% o risco para o desenvolvimento de cegueira, é o que afirma a Agência Internacional de Prevenção à Cegueira, órgão vinculado à Organização Mundial de Saúde – OMS. Aliado a isso, mais de 100 mil crianças brasileiras estão diagnosticadas com algum tipo de deficiência visual.

Engana-se quem acredita que os problemas de saúde ocular estão relacionados somente as lesões diretas ao órgão, como acidentes ou excesso a exposição solar. Os fatores que contribuem para distúrbios oculares passam desde o bom aproveitamento do sono até a necessidade da manutenção de cuidados com hábitos alimentícios e dieta saudável. Outro risco comumente negligenciado está na baixa umidade do ar, que acarreta irritação e ardência, por agravar a evaporação da lágrima.

O cansaço dos olhos, por exemplo, está diretamente ligado ao sono, o que acarreta em vermelhidão e inchaço. A ingestão de bebidas alcoólicas também é vilã da saúde ocular por produzirem resíduos tóxicos, o que favorece o envelhecimento precoce das células oculares, causando desidratação. Vale ressaltar que além dos exames periódicos anuais, é recomendável procurar um especialista em qualquer sinal de desconforto na visão recorrente.