Notícias Fique por dentro das novidades

Inovações em Uroginecologia — Hospital Português da Bahia

14 de agosto de 2017

Inovações em Uroginecologia

14 August 2017

A Uroginecologia é uma subespecialidade da Ginecologia, responsável por cuidar de órgãos como a bexiga, uretra e vagina, no que diz respeito à sua situação anatômica e funcional. As principais doenças relacionadas a essa especialidade são a incontinência urinária e os prolapsos genitais. A incontinência urinária é a perda involuntária de urina que causa um problema higiênico e social com grande impacto na qualidade de vida. Já os prolapsos genitais correspondem à saída dos órgãos pélvicos (como vagina, bexiga, reto ou útero) pelo canal vaginal. A queixa mais comum das pacientes é o surgimento de uma “bola” ou abaulamento vaginal, que aumenta com esforço e pode estar associada a dificuldades para defecar e urinar.

Estima-se que 2,9 milhões de mulheres após a menopausa apresentem prolapsos genitais e que aproximadamente 11% das mulheres serão submetidas a tratamento cirúrgico do prolapso urogenital e/ou da incontinência urinária durante sua vida. As causas do prolapso genital e da incontinência urinária estão relacionadas com o enfraquecimento dos ligamentos e tecidos que dão suporte ao assoalho pélvico. Fatores de risco como gestações seguidas (multiparidade), obesidade, partos naturais, redução abrupta na produção do hormônio feminino estrogênio (hipoestrogenismo)  e realização de trabalho pesado estão associados à ocorrência dessas doenças.

Os recentes avanços em cirurgia ginecológica fizeram surgir, nos últimos anos, uma tendência internacional com relação à prática de cirurgias ginecológicas minimamente invasivas. Essa metodologia inovadora exige habilidades cirúrgicas dos especialistas envolvidos, técnicas operatórias delicadas e material específico, com a finalidade de solucionar essas patologias com indicação cirúrgica, agregando como vantagens o menor risco de morbidade e menores índices de complicações para a paciente.

O tratamento com utilização de biomateriais, como os slings de polipropileno soft e as telas de suspensão com fixação ligamentar, em substituição aos tecidos danificados, vem ganhando destaque, por valorizar os resultados anatômicos e funcionais femininos, proporcionando traumas mínimos para a mulher e abordagens minimamente invasivas. A equipe de ginecologia do Hospital Português é especializada em Uroginecologia e realiza esses procedimentos conquistando resultados excelentes.

Clique no link abaixo e leia a revista Imagem Real de Agosto/17 completa:
http://www.hportugues.com.br/imprensa/revista-imagem-real