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Excelência assistencial

22 December 2017

“Nós somos o que fazemos repetidamente. A excelência não é um ato, mas um hábito”. O aforismo do filósofo Aristóteles, traduz fielmente o ânimo do Hospital Português (HP) para manter a excelência no cuidado do paciente. Certificado com padrões de qualidade reconhecidos mundialmente pelo selo Diamante da Acreditação Internacional Qmentum, o Hospital tem mobilizado os seus colaboradores na conservação deste resultado. “O foco no paciente rendeu as mais altas certificações de qualidade e segurança ao HP, graças à atuação competente e integrada dos seus profissionais. As equipes se mantêm empenhadas em aplicar as melhores práticas desenvolvidas, visando a excelência assistencial”, destaca o superintendente médico do Hospital, Dr. Vicente Araújo.   

 

O engajamento e desenvolvimento de pessoal têm sido promovidos pela Instituição através de capacitações e treinamentos relacionados à segurança no cuidado, eficiência na comunicação, modernização dos processos internos, dentre outros temas associados à cultura de cuidado centrado no paciente, segundo o gestor. “A qualidade e segurança assistencial são atribuições de todos no HP, devido à grande interdependência e complementariedade em cada atividade desenvolvida. Todo profissional é importante. É essa visão ampla que buscamos disseminar entre as equipes e converter em ações exitosas”, observa.  

 

Nesse contexto, o Núcleo de Qualidade da Instituição fomenta a cultura de segurança entre os profissionais, por meio de auditorias internas nos setores assistenciais e de apoio (para avaliação do cumprimento das práticas organizacionais exigidas dentro do alto padrão), pesquisas (para análise dos indicadores de desempenho), pesquisa sobre a cultura de segurança do paciente (com análise da atuação dos colaboradores e gestores neste âmbito), avaliações periódicas do grau de envolvimento das equipes e lideranças, dentre outras iniciativas. “A construção do hábito da excelência no HP é um processo evolutivo, contínuo e sem volta. Os treinamentos constantes, as reuniões multidisciplinares e auditorias internas têm contribuído para a melhoria contínua dos processos, consolidando a maior qualidade e segurança no trabalho cotidiano, com redução dos riscos de ocorrência de eventos adversos”, enfatiza a assessora de Qualidade, Milena Torres.

 

O monitoramento permanente da qualidade dos serviços contribui ainda para que os profissionais, dos diferentes níveis hierárquicos e funções, reconheçam a relevância do próprio trabalho para o cuidado do paciente, desenvolvendo um olhar mais atento para as suas atividades de rotina. “Mostramos que há uma separação tênue entre uma ação aprimorada através da prática e um gesto automático que eleva o risco de erro. Ao sensibilizar os profissionais, ampliamos a conscientização de que o cuidado de excelência é construído, no dia a dia, com o olhar atento de cada profissional para as diferentes fases do atendimento”, conclui Dr. Vicente Araújo. 

Clique no link abaixo e leia a Revista Imagem Real de Dezembro/17 completa:
http://www.hportugues.com.br/imprensa/revista-imagem-real 

       
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