Central Telefônica: 71 3203.5555 . Centro Médico: 71 3203.3400 . Marcação de Exames: 71 3203.5601

Notícia

HOME / Hospital / Notícias / 2017 / Dezembro / Inovação em tecnologia

Inovação em tecnologia

22 December 2017

O Hospital Português (HP) agora é reconhecido, também, como o Primeiro Hospital Digital da Bahia, graças à conquista, inédita em sua região, do Certificado Digital de Nível 6 do EMRAM (Modelo de Adoção de Prontuário Eletrônico do Paciente, na tradução do inglês). O título oficializado pelos auditores da certificadora norte-americana HIMSS Analytics, em 16 de novembro, atesta o uso de novas tecnologias assistenciais e o desenvolvimento de protocolos clínicos integrados no HP. Estes fatores geram qualidade assistencial diferenciada, maior segurança para o paciente, melhor eficiência operacional, rentabilidade hospitalar superior e ainda classificam a UTI Geral do Hospital como paperless, ou seja, não faz uso de papel no registro médico. O resultado insere o HP na elite digital da saúde brasileira e internacional. 


No universo de mais de 7 mil hospitais brasileiros, somente três possuem certificado no Nível 7, enquanto 16 detêm o Nível 6 do EMRAM, atualmente. O grupo seleto de instituições consideradas digitais, pela HIMSS, revela um mercado ainda em expansão na busca por excelência em saúde, segundo o diretor da Folks,  Claudio Giulliano da Costa, consultoria certificada pela HIMSS, no Brasil. “A HIMSS propõe internacionalmente o uso da tecnologia da informação como meio de transformação hospitalar. A relevância de tudo isso é ser um hospital melhor, mais eficiente e mais seguro para o paciente. Atingir o Nivel 6 é um marco, pois mostra como o uso da tecnologia da informação faz a diferença para o hospital: aumenta a eficiência, reduz custos, melhora resultados, enquanto o paciente usufrui de maior segurança e qualidade no cuidado”, destaca. 

O presidente do HP, Antônio Higino Teixeira Saraiva, atribui a efetivação deste aprimoramento à competência e sinergia dos profissionais no processo de implantação e uso de uma das mais avançadas tecnologias de gestão hospitalar. “Há dois anos, passamos por uma troca de sistema complexa, somente efetivada pela dedicação de todos os colaboradores. Houve grande empenho das equipes para integrar as informações assistenciais no novo sistema. Atingimos a maturidade no uso desta ferramenta de ponta e consolidamos uma rotina de segurança na obtenção e análise de informações sobre o paciente. Agora, temos alta produtividade e eficiência na gestão hospitalar”, destaca.

Essa contribuição estratégica da tecnologia da informação nos processos assistenciais, criando soluções digitais para tornar os hospitais mais seguros, é potencializada quando há grande envolvimento de todos na organização, no olhar da gerente de TI do HP, Ana Carolina Cavalcanti. Ela informa que a cooperação das equipes viabilizou a adequação do sistema de gestão para atender às necessidades específicas do Hospital, com implementação de melhorias, regras, parâmetros de conformidade, alertas de variância, verificações automáticas, travas de acesso, dentre outros recursos tecnológicos para apoiar o desempenho do corpo clínico e garantir a segurança do paciente. 

“O Hospital não trabalhou especificamente para obter este certificado. A certificação de Hospital Digital é uma consequência natural da melhoria contínua que o HP vem buscando, e confirma o diferencial do HP de reunir equipes competentes, que trabalham em conjunto e entendem a relevância das ferramentas de TI e das metodologias de qualidade para o paciente”, avalia.  Hoje, o uso do sistema tem ajudado a Instituição a reduzir a incidência de erros e atrasos de modo expressivo, otimizando o cumprimento das metodologias de segurança e qualidade em saúde, preconizadas internacionalmente.     

 
Sobre a Certificação de Hospital Digital:


Melhorar a saúde através da inovação digital tem sido a proposta da HIMSS Analitics (Healthcare Information and Management Systems Society ou
Sociedade de Sistemas de Informação e Gestão de Saúde), desde a fundação na década de 1960, nos Estados Unidos. "Esperamos contribuir efetivamente para a melhoria dos processos hospitalares e dos cuidados prestados ao paciente", afirma a gerente de negócios da HIMMS Analitics/Europa, Isabel de Jesus Simão.


Com esse propósito, a organização internacional vem certificando os hospitais através da classificação em oito estágios (de 0 a 7), que refletem o nível de informatização e  tecnologia da informação usada no prontuário eletrônico do paciente. O Nível 6, conquistado pelo Hospital Português, antecede a certificação máxima, melhor difundida nos países desenvolvidos e que representa a adoção completa do prontuário eletrônico por todas as unidades hospitalares. O Brasil segue o modelo europeu do EMRAM e, atualmente, lidera a adoção de novas tecnologias assistenciais, na América Latina.

 

Todos os hospitais brasileiros que alcançaram o Nível 6 ou 7 da HIMSS Analytics contaram com a consultoria da Folks no processo de certificação. Inicialmente, o hospital preenche um questionário, revelando o seu perfil quanto ao uso das tecnologias preconizadas em cada nível. As respostas são analisadas pelos auditores internacionais que, nos estágios 6 ou 7, visitam o hospital, percorrem as unidades, entrevistam médicos, enfermeiros e gestores, buscando evidências  práticas da conformidade com os recursos exigidos para a certificação.


Anualmente, a HIMSS Analytics promove um evento oficial de entrega da certificação aos hospitais. A cerimônia de premiação do HP como Hospital Digital Nível 6 do EMRAM será realizada no evento oficial da HIMSS Latin America 2018. É a segunda certificação internacional inédita do HP, em 2017; ano em que o Hospital completou 160 anos de atuação no mercado da saúde. Em julho, a Instituição também se tornou a pioneira, na Bahia, na implantação de padrões internacionais no cuidado do paciente, com a conquista do Nível Diamante da Acreditação Canadense.

Clique no link abaixo e leia a Revista Imagem Real de Dezembro/17 completa:
http://www.hportugues.com.br/imprensa/revista-imagem-real 

       
ANAHP - Associação Nacional de Hospitais Privados ONA - Organização Nacional de Acreditação Creditação  Qmentum
   
Av. Princesa Isabel, 914, Barra Avenida, 40.140-901, Salvador, Bahia.
71 3203.5147 71 3203.5555 71 3203.3400 71 3203.5601