Central Telefônica: 71 3203.5555 . Centro Médico: 71 3203.3400 . Marcação de Exames: 71 3203.5601

Notícia

HOME / Hospital / Notícias / 2017 / Julho / Qualidade máxima:

Qualidade máxima:

Empenhado no aprimoramento contínuo da assistência ao paciente o Hospital Português (HP) agrega mais um feito inédito à sua história de 160 anos: é o primeiro hospital da Bahia a ser certificado com padrões internacionais de qualidade e segurança pela Acreditação Internacional Qmentum. Essa conquista insere a Instituição no grupo seleto de hospitais brasileiros (4%, segundo pesquisas) com alto padrão de desempenho assistencial. Para o presidente do HP, Orlando Manuel Cunha da Silva, a certificação consolida uma trajetória iniciada há quatro anos, com foco na efetivação de melhorias assistenciais alinhadas com os padrões internacionalmente reconhecidos. “É uma conquista de todos os profissionais do Hospital Português que evidencia competência e maturidade no trabalho conjunto, como também, o compromisso institucional com a manutenção da excelência nos serviços”, afirma.  

 

Atualmente, o HP é um dos hospitais mais completos, modernos e com credibilidade no mercado da saúde nacional. A conquista desse lugar de referência tem bases na vanguarda em procedimentos de alta complexidade, assistência especializada e humanizada dentro de uma infraestrutura de grande porte, com equipes altamente qualificadas, corpo clínico misto referenciado e parque tecnológico de última geração. Agora, a chancela de nível Diamante da certificação Canadense posiciona o Hospital em condições de igualdade com os melhores centros de saúde internacionais. “Nos Estados Unidos, a maioria dos hospitais possui certificações de acreditação. No Brasil, ainda são poucas as organizações de saúde que investem voluntariamente no seguimento de protocolos assistenciais, visando aumentar a qualidade e a segurança no cuidado do paciente”, observa o gerente técnico do HP, Dr. Mário de Seixas Rocha.

 

Para o gestor, o processo de acreditação internacional serviu para fortalecer a cultura de qualidade e segurança da Instituição sob novas bases. “Um hospital consolida a excelência no cuidado do paciente quando há muita dedicação durante anos de trabalho. Não é uma melhoria que se implanta rapidamente para a certificação. Já estávamos acostumados ao atendimento baseado em indicadores de desempenho, como a mensuração do tempo correto para a assistência. A metodologia Canadense nos ajudou a aperfeiçoar nossa atuação para alcançarmos níveis de excelência nas diferentes áreas alinhados aos padrões internacionais”. 

 

A padronização do atendimento com o uso de protocolos foi um dos aspectos avaliados pelo grupo de auditores da Acreditação Canadense, durante a visita de três dias (05, 06 e 07 de junho) às unidades do Hospital. Após conhecer 26 áreas de atendimentos e serviços, e de conversar com pacientes e familiares, representantes da comunidade, compradores de serviços de saúde, colaboradores, corpo clínico e a alta administração do Hospital, a equipe avaliadora identificou ainda outros pontos fortes na assistência ao paciente: a humanização no atendimento, o sentimento de valorização percebido pelos colaboradores, o uso de indicadores de qualidade para alcançar melhorias, a utilização do sistema Tasy como ferramenta de gestão e o forte engajamento das lideranças clínicas. “Na visita de avaliação, puderam ser constatadas práticas essenciais para a qualidade e segurança dos serviços hospitalares, como o fato da Instituição colocar pacientes e familiares no centro do cuidado, promover a segurança dos colaboradores, realizar a gestão do acesso e o planejamento do cuidado alinhado ao perfil da população atendida”, destaca a assessora de Qualidade do HP, Milena Torres.

 

Para alcançar padrões de alta performance nos processos internos – isto é, dispor de fluxos de trabalho que otimizam o tempo dos colaboradores e maximizam os resultados de qualidade e segurança da assistência –  foi preciso o HP investir fortemente na qualificação das equipes multiprofissionais. Os últimos anos na Instituição foram marcados por uma série de estratégias de reforço das rotinas de segurança no cuidado do paciente, desde a realização de auditorias de conformidade das práticas organizacionais exigidas pela Qmentum (incluindo entrevistas com pacientes e colaboradores) até pesquisas de campo para identificar a adesão das equipes. “O Hospital instituiu a Politica de Identificação do Paciente, os Protocolos Gerenciados e de Abreviação de Jejum, realizou treinamentos inéditos para o atendimento em situações de catástrofe e desastres, como os Simulados de Abandono de Área e de Atendimento a Múltiplas Vítimas, dentre outras iniciativas”, observa o superintendente médico do Hospital, Dr. Vicente Araújo.

 

Mirando o alto padrão dos serviços dentro dos recursos disponíveis, o HP manteve ainda todas as suas equipes empenhadas na utilização do avançado sistema de gestão Tasy – tecnologia que integra a complexidade de informações da rotina hospitalar e todos os processos da gestão, gerando dados globais concisos para o controle gerencial, com ganhos efetivos para a assistência. A migração de sistemas fez o Hospital experimentar um progresso significativo com a conquista de melhor desempenho em diferentes áreas. A robustez dos números alcançados no período reflete a cultura institucional de aperfeiçoamento contínuo. A cada ano, o HP realiza em média 21,2 mil procedimentos cirúrgicos (incluindo aqueles realizados no centro obstétrico da Maternidade Santamaria), 18,6 mil internações, 3 mil consultas ambulatoriais, 61,9 mil atendimentos de urgência e emergência médica, além de 1,4 milhão de exames de baixa, média e alta complexidade. Para absorver tamanha demanda, o Hospital dispõe de uma das maiores capacidades de atendimento do Estado, com 494 leitos de internação, mais de 50 especialidades médicas e um time de profissionais composto por 3,7 mil colaboradores e 2,3 mil médicos ativos cadastrados.

 

Na avaliação do presidente da Instituição, o principal ativo do Hospital está no seu capital humano. “Cada conquista, cada avanço obtido na história do Hospital Português carrega a participação, o envolvimento e a competência de todos os colaboradores. São eles que impulsionam o progresso da Instituição, consolidando a cada dia as metas traçadas pela diretoria executiva e o compromisso com a excelência no cuidado do paciente”, conclui.

Leia a revista Imagem Real de Julho/17:
http://www.hportugues.com.br/imprensa/revista-imagem-real

       
ANAHP - Associação Nacional de Hospitais Privados ONA - Organização Nacional de Acreditação Creditação  Qmentum
   
Av. Princesa Isabel, 914, Barra Avenida, 40.140-901, Salvador, Bahia.
71 3203.5147 71 3203.5555 71 3203.3400 71 3203.5601