Notícias Fique por dentro das novidades

Cirurgia Geral: procedimentos seguros e eficazes — Hospital Português da Bahia

2 de março de 2017

Cirurgia Geral: procedimentos seguros e eficazes

02 March 2017

cirurgia A Cirurgia Geral é uma especialidade altamente demandada no Centro Cirúrgico do Hospital Português, estando sempre em primeiro lugar na lista mensal de realização de procedimentos desse tipo. A equipe qualificada, sempre de prontidão, o suporte técnico avançado e infraestrutura completa, que permitem uma realização precisa e segura dos procedimentos, são fatores que evidenciam o diferencial do HP também no campo da cirurgia geral. Cirurgião, Dr. Igor Lobão atua no HP há três anos e destaca o preparo do Hospital para a realização de cirurgias de alta complexidade e o atendimento de excelência, que traz uma visão global para o paciente, do momento que ele chega até o momento de sua saída.

 1. O que pode ser destacado na realização de Cirurgia Geral no HP?

A Cirurgia Geral do HP tem um foco tanto em pacientes oriundos de internamentos eletivos até os pacientes admitidos pela porta de emergência24h. Ambos são atendidos no Centro Cirúrgico da Instituição, onde são realizados procedimentos dos mais variados tipos. São realizados procedimentos das diversas especialidades cirúrgicas, como cirurgias torácicas, cirurgias vasculares, cirurgias urológicas, cirurgia plástica. No entanto, quando se fala em Cirurgia Geral, temos como grande foco os procedimentos na cavidade abdominal. Sob essa ótica, temos subdivisões internas, como cirurgias do aparelho digestivo, cirurgia geral avançada e cirurgia biliopancreática, cirurgia oncológica.

2. Dentro da especialidade, quais os procedimentos mais demandados na Instituição?

Do ponto de vista estatístico, temos um grane número de cirurgias de vesícula, cirurgias de apêndice, cirurgias de hérnias da parede abdominal, dentre elas hérnias inguinais, hérnias umbilicais, também as cirurgias pélvico-ginecológicas e também cirurgias de tumores abdominais (estômago, colóns, intestinos).  O Centro Cirúrgico está amplamente preparado para as cirurgias de alta complexidade, como transplantes hepático e renal, cirurgias cardiovasculares, ortopédicas, entre outras especialidades.

3. Qual a infraestrutura disponível para a realização de cirurgias no Hospital Português?

O Centro Cirúrgico do HP está equipado com dez salas, além das três salas do Hospital Dia, para cirurgias, em geral, de média complexidade, nas quais o paciente é liberado ao final do dia. A infraestrutura disponível inclui aparelhos de videolaparoscopia para todas as especialidades que utilizam esse método, além das unidades de terapia intensiva equipadas com todo o suporte necessário para a recuperação do paciente no pós-operatório. O foco do investimento em uma infraestrutura tecnológica de ponta é sempre a segurança do paciente aliada a uma recuperação rápida. A videolaporoscopia, por exemplo, é um método moderno, menos invasivo, e permite uma melhor recuperação do paciente.

 4. Como funciona a integração do trabalho de toda a equipe assistencial?

A equipe assistencial é de fundamental importância tanto para a cirurgia, quanto para a recuperação do paciente. No Centro Cirúrgico, temos uma farmácia, com dispensação de medicamentos e de materiais. Temos o apoio também da equipe do Banco de Sangue, que dá um suporte importante para cirurgias que necessitam de hemoderivados. Contamos ainda com o apoio fundamental de uma competente equipe de enfermagem e técnicos de enfermagem. Além disso, o HP conta com uma equipe de anestesia que é uma das mais referenciadas da cidade e que garantem a tranquilidade da equipe cirúrgica na realização do procedimento. Todo o conjunto, desde o médico até o auxiliar administrativo, é fundamental para realizarmos o melhor atendimento ao nosso paciente.

5. Que diferencial o HP oferece para o cirurgião que atua na Instituição?

Acredito que a minha opção em trabalhar no Hospital Português é pela possibilidade de dar uma visão global ao paciente. Aqui, ele é bem atendido e bem cuidado, do momento de sua admissão até a alta. Isso é o fundamental no Hospital e é algo que permeia toda a Instituição, e não apenas o Centro Cirúrgico. É importante para o paciente e também para o profissional que dispõe de toda a infraestrutura técnica e humana necessária para realizar um atendimento de excelência.

Revista Imagem Real – Março 2017

http://www.hportugues.com.br/imprensa/revista-imagem-real