Central Telefônica: 71 3203.5555 . Centro Médico: 71 3203.3400 . Marcação de Exames: 71 3203.5601

Notícia

HOME / Hospital / Notícias / 2018 / Agosto / Alimentos naturais, fontes de ferro e bem-estar

Alimentos naturais, fontes de ferro e bem-estar

06 August 2018

O ferro é um nutriente essencial ao pleno desempenho do organismo humano; atua, sobretudo, na produção de células vermelhas do sangue e no transporte de oxigênio para todas as células do corpo. Uma das principais formas de absorvermos este mineral é através de uma alimentação natural. Os vegetais folhosos verde-escuros (como espinafre, brócolis, agrião, couve e cheiro-verde) possuem importante concentração de ferro; assim como, os cereais integrais (aveia e quinoa) e as leguminosas (feijões, fava, grão-de-bico, ervilha, lentilha, dentre outros).

Entretanto, o Ministério da Saúde (MS) observa que o ferro é aproveitado melhor pelo nosso organismo quando tem origem animal. As carnes vermelhas e vísceras (fígado, rim e coração) apresentam a maior concentração deste mineral, seguidas das carnes de aves e peixes, dos mariscos crus e, em concentrações menores, do leite e dos ovos. Manter uma alimentação saudável, com consumo regular de ferro, previne a anemia por deficiência deste mineral, condição que afeta 1/3 da população mundial, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

A ingestão de ferro na alimentação reduz, ainda, o risco de morte materna (no parto e pós-parto), sendo igualmente essencial ao pleno desenvolvimento infantil, pois reduz os riscos de parto prematuro e de baixo peso em recém-nascidos, e melhora a capacidade de aprendizagem da criança. A seguir, confira uma receita saborosa e saudável de Carne recheada com legumes, que é rica neste importante mineral!

 

RECEITA

Carne recheada com legumes

 

Ingredientes

½ quilo de fraldinha

50g de cenoura cortada à Juliane (formato de palitos)

30g de pimentão vermelho

50g de cebola

20g de salsinha picada

10g de alho amassado

2g de sal

1g de pimenta do reino branca

10 ml de azeite

100g de tomate maduro

 

Modo de preparo

Misture o sal, o alho e a pimenta do reino e passe na carne aberta. Recheie com o pimentão, uma parte das cebolas e as cenouras. Amarre com barbante e sele a carne no azeite. Quando a carne estiver selada, acrescente os tomates maduros e o restante da cebola picada. Cozinhe até que a carne fique macia. Sirva com o próprio molho em que a carne foi cozida.

Fontes:

www.minhavida.com.br/alimentacao

http://dab.saude.gov.br/portaldab/pnsf.php

Clique no link abaixo e leia a Revista Imagem Real de Agosto/18 completa:
http://www.hportugues.com.br/imprensa/revista-imagem-real

       
ANAHP - Associação Nacional de Hospitais Privados ONA - Organização Nacional de Acreditação Creditação  Qmentum
   
Av. Princesa Isabel, 914, Barra Avenida, 40.140-901, Salvador, Bahia.
71 3203.5147 71 3203.5555 71 3203.3400 71 3203.5601