Central Telefônica: 71 3203.5555 . Centro Médico: 71 3203.3400 . Marcação de Exames: 71 3203.5601

Notícia

HOME / Hospital / Notícias / 2018 / Fevereiro / Ensino e Pesquisa, mais que vocação, uma missão do HP

Ensino e Pesquisa, mais que vocação, uma missão do HP

ensinoRealizar a atenção integral à saúde, através de assistência médico-hospitalar de alta complexidade e de ações de ensino e pesquisa constitui a missão abraçada pelo Hospital Português. Com mais de 160 anos de atividades, a Instituição tem aprimorado o seu desempenho continuamente no cuidado do paciente, lançando mão de tecnologias avançadas, equipes altamente qualificadas e práticas de excelência em sua rotina assistencial. Esses diferenciais, na avaliação do coordenador do Centro de Estudos Prof. Egas Moniz (CEPEM), Dr. Reinaldo Martinelli, mantêm aquecidas as áreas de Ensino e Pesquisa da Instituição. “A infraestrutura do HP reúne alta tecnologia e, sobretudo, especialistas que se destacam pelo conhecimento profundo em seus campos de trabalho. Esses profissionais fomentam novos saberes científicos e novas práticas baseadas em evidências; além disso, atuam na formação de especialistas dos Programas de Residência Médica do HP, beneficiando os pacientes internados e a comunidade em geral”, destaca.

A cada ano, o HP oferece 5 vagas para residentes em Clínica Médica, 4 vagas para Medicina Intensiva, 3 vagas para Infectologia e 2 vagas para a formação médica em Cancerologia Clínica. Os cursos têm duração de dois a três anos, conforme a especialidade estudada. Na formação, os residentes têm acesso às mais modernas tecnologias da área médico-hospitalar, além de contato permanente com grupos multidisciplinares experientes e qualificados no acolhimento assistencial humanizado. “Esse ambiente favorável à plena vinculação de teorias e práticas médicas é essencial à formação do médico especialista. Em breve, a Instituição estará lançando mais um curso no mercado, tendo a validação do Ministério da Educação (MEC) e bolsas de estudo financiadas pelo Ministério da Saúde (MS)”, antecipa.     

No campo da Pesquisa, a atuação dos profissionais do corpo clínico tem ajudado a fomentar a produção científica da Instituição, com a submissão de Projetos de Pesquisas ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP-HP), contemplando os diferentes campos da Medicina. Dr. Reinaldo informa que parte destes estudos deve beneficiar diretamente os pacientes assistidos no HP, enquanto outra cota deve contribuir para o aprimoramento de diferentes especialidades médicas. “As investigações enfocam temas que afetam, frequentemente, a nossa população. Em geral, o objetivo é a proposição de soluções inovadoras e o aperfeiçoamento das metodologias diagnósticas ou terapêuticas em uso. Assim, os pesquisadores abrem novas perspectivas para as práticas em voga na saúde”, pondera.

Qualquer profissional da saúde pode inscrever um projeto de pesquisa no CEP-HP, através do site da Plataforma Brasil: http://plataformabrasil.saude.gov.br/login.jsf. Mensalmente, uma sessão plenária, com integrantes da Comissão, avalia se os trabalhos inscritos atendem os critérios definidos pela CONEP (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa/Conselho Nacional de Saúde) para condução de pesquisa científica em seres humanos. Todo o processo consta no Manual de Submissão de Projetos de Pesquisa, disponível do site do HP, www.hportugues.com.br, na área de Ensino e Pesquisa. Os pesquisadores também contam com o suporte do Centro de Estudos Prof. Egas Moniz, no processo de confecção e execução dos projetos.

 

 

 

 

 

       
ANAHP - Associação Nacional de Hospitais Privados ONA - Organização Nacional de Acreditação Creditação  Qmentum
   
Av. Princesa Isabel, 914, Barra Avenida, 40.140-901, Salvador, Bahia.
71 3203.5147 71 3203.5555 71 3203.3400 71 3203.5601