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Carnaval sem dor! Só com alegria!

03 January 2018

GinasticaFalta pouco para a cidade se transformar com o Carnaval, período do ano que muitos aguardam ansiosamente. É aquela semana em que a alegria toma conta das ruas, a música se torna onipresente e a sensação de liberdade parece contagiar a todos. Mas, é sempre válido lembrar que carnaval não é somente diversão. É preciso entrar na brincadeira com muita responsabilidade e consciência para que toda essa alegria não se transforme em problemas para além de fevereiro. Afinal, o ano continua após o período de folia.

Para isso, lembre-se que essa empolgação requer preparo para que o corpo e a mente não saiam prejudicados. Apesar de não ter pré-temporada, quem vai curtir o carnaval pode seguir alguns cuidados básicos, principalmente aquelas pessoas que planejam começar o ano com alguma atividade física já pensando nos dias da festa e, também, em todo 2018.  Fique atento(a) às dicas que reunimos aqui para que seu treino pré-folia seja aproveitado ao máximo.

SINAL VERDE

Já se matriculou em uma academia? Pretende iniciar uma rotina de caminhadas? Está pensando em começar a pedalar? Que bom. O primeiro passo que é o de querer sair do sedentarismo você já cumpriu. Agora, é preciso, antes de qualquer coisa, fazer uma avaliação médica geral, principalmente se em sua família houver histórico de doenças cardíacas, diabetes ou problemas ósseos ou articulares. “Para toda e qualquer atividade física, o ideal é que o iniciante faça uma avaliação clínica completa de modo a estabelecer seu quadro clínico e para elaborar um plano de treinamento físico compatível com seus achados clínicos e laboratoriais”, alerta o médico e vice-coordenador do Serviço de Ortopedia do Hospital Português, Dr. Luís Alfredo Gomez Vieira.

Com o sinal verde do seu médico, há outras dicas importantes que você deve seguir. A primeira delas diz respeito aos alongamentos que antecedem sua atividade física. Imprescindíveis para um aquecimento prévio do seu corpo, são eles que impedem, junto com outros cuidados, que lesões possam surgir. Dentre as mais frequentes estão as entorses, que são lesões sofridas pelas articulações devido a um movimento súbito; estiramentos, além de lesões após uma contração muito forte e violenta do músculo, que podem levar às chamadas roturas musculo-tendíneas. Dr. Luís Alfredo recomenda que, para evitar lesões, é necessário, além do aquecimento e alongamento, uma especial atenção para o calçado utilizado. “O tênis escolhido deve ser de acordo com a pisada do individuo, que possui três classificações: neutro, pronado ou supinado (VEJA QUADRO), sendo que a avaliação deve ser feita através da análise de um médico ortopedista”, explica.

Se você prefere um ambiente mais aberto e longe das academias cheias para se exercitar, tudo bem. Mas lembre-se que se faz necessário ainda mais cuidado por conta dos riscos de lesões em casos de atividades ao ar livre. Dr. Luís Alfredo esclarece que “os exercícios na rua, apesar de possuírem o atrativo do ambiente de maior liberdade, requerem mais precauções, uma vez que os pisos irregulares das ruas levam à maior propensão de lesões do tipo entorse e estiramento”. Sendo assim, vale dar ainda mais atenção ao tipo de calçado escolhido. Do mesmo modo, tanto para atividades em academia quanto em ambiente externo, o período de tempo escolhido para essa dedicação deve ser analisado com cuidado. “De um modo geral, três vezes na semana, com intervalo de um dia entre os treinos, é uma conduta adequada”, salienta Dr. Luís. Esse intervalo de descanso de um dia se faz necessário para o repouso das estruturas musculares e ósseas da pessoa, algo crucial para alcançar bons resultados. “Ainda assim, uma avaliação com profissionais (médico ou educador físico) habilitados é o ideal para a adequação dos dias na semana à atividade física escolhida”, complementa.

Então, é chegada a hora de sair do sedentarismo e começar o ano bem e se prevenindo com atividades físicas regulares, bem planejadas e supervisionadas. Não esquecendo de se hidratar bastante e manter uma alimentação saudável, 2018 promete ser bem positivo!

QUAL É A SUA PISADA?

Pisada pronada: é aquela que se inicia tocando primeiro a parte externa do calcanhar no solo. Uma leve rotação do tornozelo transfere o contato restante para a parte interna dos pés, levando a um impulso na região dos dedões.

Pisada supinada : é conhecida popularmente como “pisar para fora” e usa o apoio da borda lateral do pé para promover uma alteração de rotação e postura dos membros inferiores. Neste tipo de pisada, há um apoio da região lateral para o “lado de fora” da região do antepé em contato com o solo.

Pisada neutra: é aquela que se caracteriza por impulsionar a passada com toda a parte frontal do pé. O impulso começa com a parte externa do calcanhar e o pé rotacional ligeiramente para dentro, que é quando acontece o contato com o solo do lado externo do calcanhar.

 

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