Central Telefônica: 71 3203.5555 . Centro Médico: 71 3203.3400 . Marcação de Exames: 71 3203.5601

Notícia

HOME / Hospital / Notícias / 2018 / Maio / Novo Serviço de Oftalmologia do HP

Novo Serviço de Oftalmologia do HP

oftalmoMais de 6,5 milhões de brasileiros possuem deficiência visual severa, de acordo com o Ministério da Saúde. Uma parte expressiva desse público teve perda visual completa devido ao avanço de problemas que poderiam ser tratados ou evitados. Para promover a saúde dos olhos e prevenir as causas de cegueira na comunidade, o Hospital Português (HP) acaba de inaugurar o seu Serviço Especializado em Oftalmologia, localizado na sala 216 do Centro Médico HP. No ambiente planejado para promover assistência humana e individualizada, o paciente vai encontrar uma infraestrutura completa para prevenir, diagnosticar e tratar (clínica e/ou cirurgicamente) os mais diversos problemas de visão. “Agregamos um time de referência em Oftalmologia, modernas tecnologias e o suporte de alta complexidade do Hospital Português. Este arcabouço nos permite promover diagnósticos precisos, tratamentos eficazes e o acompanhamento em cada etapa da reabilitação do paciente”, destaca o especialista em catarata e médico líder do novo Serviço Especializado, Dr. Paulo Sena.

 

Prevenção 

O oftalmologista observa que a dificuldade de acesso aos serviços especializados de saúde e a desinformação representam algumas das causas para o avanço de problemas de visão, considerados reversíveis ou controláveis. É o caso do glaucoma, da catarata, da retinopatia diabética e da degeneração macular relacionada à idade, listadas entre as principais causas de cegueira no país, de acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SOB). Para solucionar tais problemas, Dr. Paulo informa que o Serviço Especializado promove atendimentos ambulatoriais e cirúrgicos em todas as subespecialidades da Oftalmologia: glaucoma, catarata, estrabismo, retina, neuroftalmologia, oftalmologia pediátrica, uveíte, visão subnormal, plástica ocular, córnea e lentes de contato. “Consultar o médico oftalmologista, regularmente, pode evitar 80% das patologias oculares, enquanto a descoberta desses problemas, em estágios iniciais, amplia as chances de tratamentos mais efetivos e de controle da progressão da doença, após o diagnóstico”, ressalta. 

 

Diagnóstico das patologias visuais

No Serviço Especializado do HP, a investigação das deficiências visuais conta ainda com um leque de exames de rotina da Oftalmologia, incluindo:  mapeamento de retina, gonioscopia, tonometria de aplanação, ultrassonografia ocular diagnóstica, curva tonométrica diária, retinografia, biometria ultrassônica e por interferometria, topografia corneana (ceratoscopia),  adaptação de lentes de contato, microscopia especular de córnea, paquimetria ultrassônica e tomografia de coerência óptica (OCT). "A oftalmologia atual conta com um arsenal tecnológico para um conhecimento mais profundo da condição clínica do paciente e a definição da estratégia terapêutica melhor indicada para cada caso”, esclarece Dr. Paulo. Caso sejam necessárias outras avaliações mais detalhadas ou pré-cirúrgicas, o paciente pode usufruir do conforto e da segurança de realizar os exames complementares no próprio Serviço. 

 

Infraestrutura de ponta no tratamento ocular

Entre os procedimentos cirúrgicos empregados pelo time de especialistas do Serviço de Oftalmologia do HP estão aqueles indicados para a correção dos problemas mais frequentes na comunidade. “De acordo com a patologia diagnosticada e o quadro clínico do paciente, vários métodos cirúrgicos podem ser empregados para corrigir o problema. A sólida formação e experiência do nosso corpo clínico, nas diversas subespecialidades oftalmológicas, respalda a escolha da estratégia terapêutica mais adequada ao cuidado individualizado”, destaca.

 

Em razão da baixa complexidade, alguns procedimentos, como a fotocoagulação e a capsulotomia com yag laser, podem ser realizados, de modo rotineiro, no consultório médico. Já nos casos em que a intervenção cirúrgica requer internamento hospitalar, o paciente dispõe do suporte da infraestrutura de alta complexidade do HP. “Toda essa infraestrutura de cuidado é edificada por um time de profissionais preparados para o acolhimento humano, individual, seguro e altamente qualificado. Esse é o diferencial da nossa assistência em todas as fases de atendimento do paciente”, conclui.

Informações e marcação de consultas: (71) 3247-5151

Clique no link abaixo e leia a Revista Imagem Real de Maio/18 completa:
http://www.hportugues.com.br/imprensa/revista-imagem-real 


       
ANAHP - Associação Nacional de Hospitais Privados ONA - Organização Nacional de Acreditação Creditação  Qmentum
   
Av. Princesa Isabel, 914, Barra Avenida, 40.140-901, Salvador, Bahia.
71 3203.5147 71 3203.5555 71 3203.3400 71 3203.5601