Central Telefônica: 71 3203.5555 . Centro Médico: 71 3203.3400 . Marcação de Exames: 71 3203.5601

Notícia

HOME / Hospital / Notícias / 2018 / Maio / Trigo: fonte milenar de energia e nutrientes

Trigo: fonte milenar de energia e nutrientes

07 May 2018

receita de quibeDesde o nascimento da agricultura, o trigo está presente na alimentação humana, sendo um dos primeiros cereais cultivados pelo homem, há mais de 10 mil anos. A descoberta do processo de fermentação deste cereal, atribuída aos egípcios, deu origem a novas possibilidades de preparo de alimentos. Assim, além do consumo dos grãos in natura, surgiram os biscoitos e pães. À medida que o cultivo do trigo alcançou diferentes partes do mundo, como China, países europeus e das Américas, essa diversidade aumentou através da criação de farinhas, macarrões, pastéis, pizzas, bolos, dentre outros.

 

Hoje, diversas receitas derivadas desse ingrediente constituem uma importante base da alimentação de brasileiros e demais povos. Tamanha popularidade faz do trigo o segundo alimento mais consumido no mundo (depois do leite e seus derivados) e, consequentemente, uma das principais fontes de energia diária, favorecendo a disposição física. Rico em carboidratos, proteínas, gordura, fibra, cálcio, ferro e ácido fólico, o trigo apresenta, ainda, outras propriedades nutricionais e diferentes formas de apresentação.

 

O farelo de trigo fornece fibras insolúveis, vitaminas do complexo B e minerais, benéficos à função intestinal e prevenção do câncer de intestino; o gérmen de trigo (farelo ou óleo) é rico em vitaminas E e B1, dois antioxidantes que previnem o diabetes e os problemas cardiovasculares; a farinha de trigo integral concentra mais nutrientes que a farinha branca (refinada), ajudando no controle do peso, dos níveis de colesterol, na melhora da imunidade, dentre outros benefícios proporcionados por nutrientes, como as fibras e vitaminas A e C.

 

Vale lembrar que, por conter glúten, o consumo de trigo é contraindicado para portadores de doença celíaca (reação imunológica ao glúten, proteína presente no trigo, na cevada e no centeio). Além disso, como todo alimento, o trigo deve der consumido com moderação para assegurar uma nutrição saudável. A seguir, confira uma saborosa receita de Quibe de frango, assado e recheado, com grãos de trigo integral, para incrementar o seu almoço no Dia das Mães!

  

Receita

 

Quibe de frango assado e recheado

 

Ingredientes:

250 gramas de farinha para quibe (grão de trigo integral)
500 gramas de frango moído (pode substituir por patinho moído, também)
3 dentes de alho picado
Sal a gosto
1 cebola pequena picada
1 tomate picado sem sementes
Cebolinha e hortelã a gosto
Pimenta do reino a gosto
Azeite de oliva 
Queijo mussarela light ( ou outro, de sua preferência, que seja magro)

 

Preparo:
Em um recipiente de vidro, coloque a farinha para quibe e encha com água quente até encobrir. Deixe de molho por 30 minutos. Depois, retire o trigo e esprema com um pano de prato, para sair toda a água. Em um recipiente, junte o trigo, o frango moído e os demais ingredientes, e misture bem. Unte uma forma (tamanho 20x20) com azeite de oliva e coloque metade da massa de trigo. Recheie com o queijo mussarela e cubra com o restante do trigo. Regue com azeite e leve ao forno (180 graus) por 45 minutos. Espere esfriar um pouco e sirva.

 

Fontes: 

http://mamaevidasaudavel.wixsite.com/receitas

http://www.abitrigo.com.br/trigo-na-historia.php

 

Clique no link abaixo e leia a Revista Imagem Real de Maio/18 completa:
http://www.hportugues.com.br/imprensa/revista-imagem-real 


       
ANAHP - Associação Nacional de Hospitais Privados ONA - Organização Nacional de Acreditação Creditação  Qmentum
   
Av. Princesa Isabel, 914, Barra Avenida, 40.140-901, Salvador, Bahia.
71 3203.5147 71 3203.5555 71 3203.3400 71 3203.5601