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Segurança e qualidade

08 March 2018

seguranaçaO atendimento acolhedor e com humanização, realizado por profissionais qualificados na rede de serviços de saúde, é um direito assegurado pela legislação brasileira. No entanto, sabe-se que a segurança e qualidade, no cuidado do paciente, apresentam correlação direta com a infraestrutura ofertada e o modo como os processos são desenvolvidos. Na avaliação do gerente técnico do Hospital Português (HP), Dr. Mário Rocha, esta interdependência entre as diferentes fases do acolhimento reforça a relevância de padronizar os processos para o alcance da efetividade e excelência assistencial. “O seguimento de rotinas e metodologias de trabalho comuns a todos os atores envolvidos no atendimento é um mecanismo essencial à gestão eficiente das variáveis presentes no cuidado em saúde, visando à obtenção dos melhores resultados”, pondera.

No que se refere aos procedimentos internos, o gestor destaca a contribuição dos indicadores de desempenho de qualidade, produtividade, processos, dentre outros, aplicados no dia a dia do HP. A ferramenta é utilizada para mensurar o atingimento das metas contempladas no planejamento estratégico da Instituição. Além disso, por ser um dos pioneiros na Bahia, na implantação de protocolos clínicos gerenciados, o Hospital se utiliza desse instrumento há algumas décadas, para preservar o alto desempenho em segurança e qualidade. “O HP está alinhado com as metas internacionais de segurança do paciente. Esta performance demanda empenho contínuo dos colaboradores para o desenvolvimento de melhores práticas”, informa. 

Assim, reuniões de trabalho periódicas, com a participação de representantes das diferentes áreas hospitalares, servem para avaliar os indicadores de desempenho ou, ainda, discutir questões inerentes à dinâmica hospitalar. A Instituição também conta com um Projeto de Protocolos Clínicos Embasados em Evidências que abrange as seis metas internacionais de segurança do paciente, dentre outras normas de conduta, tais como: Protocolo de Prevenção de Queda, Protocolo de Cirurgia Segura, Protocolo de Identificação do Paciente, Protocolo de Sepse (infecção generalizada), Protocolo de TEV (Tromboembolismo Venoso), Protocolo de Atendimento do Infarto, Protocolo de Abreviação de Jejum, Protocolos de Controle de Infecções (envolvendo desde a lavagem das mãos até o monitoramento de outros fatores de risco pelos colaboradores da assistência).

A meta de aperfeiçoamento contínuo da segurança e qualidade no ambiente hospitalar inclui, ainda, investimentos em tecnologia, para uma comunicação mais eficiente entre os profissionais da Instituição. O compartilhamento de informações do paciente e dos processos administrativos é protegido, devido ao uso de uma avançada tecnologia de gestão hospitalar que assegura a integridade e confidencialidade dos dados. Dr. Mário avalia que estas iniciativas, somadas aos aprendizados consolidados pela Certificação Internacional Qmentum, fazem com que o trabalho colaborativo das equipes do HP se fortaleça a cada dia. “Essa integração nos permite traçar um panorama real dos acertos obtidos e reconhecer os pontos que precisam ser aprimorados na rotina de acolhimento. O aperfeiçoamento permanente é um grande motivador da atuação conjunta e, consequentemente, da projeção do Hospital como uma referência de credibilidade e vanguarda no mercado da saúde”, conclui.

Clique no link abaixo e leia a Revista Imagem Real de Março/18 completa:
http://www.hportugues.com.br/imprensa/revista-imagem-real 

       
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