Central Telefônica: 71 3203.5555 . Centro Médico: 71 3203.3400 . Marcação de Exames: 71 3203.5601

Notícia

HOME / Hospital / Notícias / 2019 / Abril / Frutas cítricas: aliadas da imunidade, na prevenção de doenças

Frutas cítricas: aliadas da imunidade, na prevenção de doenças

05 April 2019

O hábito de consumir frutas cítricas, no dia a dia, pode beneficiar, e muito, a saúde. Não se trata apenas de prevenir gripes e resfriados, devido à vitamina C presente nesses frutos. Estudos  mostram que laranja, tangerina, lima, kiwi, morango, acerola, abacaxi, dentre outras frutas facilmente encontradas em nossa região, concentram diversas substâncias aliadas da imunidade, na prevenção de doenças, e protetoras do fluxo sanguíneo e do cérebro. Estamos falando dos carotenoides, flavonoides, vitaminas do complexo B, fibras, ácido fólico e minerais (como potássio e magnésio).

 

Esse verdadeiro mix de nutrientes tem ação antioxidante e anti-inflamatória no organismo, auxiliando no combate de radicais livres, na eliminação de toxinas, elevação da imunidade, regulação dos níveis de colesterol e prevenção de doenças, especialmente, as neurológicas e cardiovasculares. Os achados científicos consideraram a ingestão regular de frutas cítricas, de três a cinco  vezes por semana, observando benefícios, inclusive, para os idosos. O consumo integral é a melhor forma de extrair as vantagens desses alimentos. Sucos com mais de uma fruta, preferencialmente, sem adição de açúcar, são também boas alternativas. Mas para quem apresenta alguma doença metabólica, como sobrepeso ou diabetes, é importante a orientação nutricional especializada.

 

A seguir, confira a saborosa receita de Salada de frutas com iogurte de coco, uma opção saudável de consumo das frutas cítricas!

 

RECEITA SAUDÁVEL 

 

Salada de frutas com iogurte de coco

Ingredientes

200g de mamão

1 tangerina

1 laranja

150g de morango (ou outra fruta vermelha)

150g de abacaxi

2 cocos verdes

Adoçar com uva passa branca (a gosto)

 

Modo de preparo

Lave as frutas, depois descasque e corte em cubos pequenos. Reserve. Para preparar o molho de iogurte natural de coco (à base de água e polpa de coco verde), separe a polpa de coco verde, que precisa estar carnuda e com consistência macia. Despeje cerca de 150 ml de água de coco no liquidificador, adicione a polpa dos dois cocos e a uva passa branca. Bata tudo no liquidificar até ficar com a consistência de creme. Reserve. Sirva as porções de frutas em recipientes individuais de sobremesa e finalize com a cobertura de creme processado.

 

Fonte: Portal Namu https://namu.com.br/receitas/salada-de-frutas-com-iogurte-de-coco

Clique no link abaixo e leia a Revista Imagem Real de Abril/19 completa:
http://www.hportugues.com.br/imprensa/revista-imagem-real

       
ANAHP - Associação Nacional de Hospitais Privados ONA - Organização Nacional de Acreditação Creditação  Qmentum
   
Av. Princesa Isabel, 914, Barra Avenida, 40.140-901, Salvador, Bahia.
71 3203.5147 71 3203.5555 71 3203.3400 71 3203.5601