Notícias Fique por dentro das novidades

Saúde e estilo de vida

5 de abril de 2019

Os benefícios relacionados a um comportamento saudável, no dia a dia, embora já sejam bem difundidos por entidades ligadas à saúde, ainda encontram a resistência de parte significativa da população. Não à toa, as doenças crônicas relacionadas aos fatores de risco não transmissíveis (portanto, modificáveis) apresentam crescimento mundial. Para quem precisa melhorar os hábitos de vida, mais uma evidência científica aponta vantagens nessa decisão. Pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, identificaram as cinco principais atitudes que melhoram a saúde e, consequentemente, viabilizam a longevidade com bem-estar: ter peso corporal saudável (IMC entre 18,5 e 24.9 kg/m2), seguir uma dieta equilibrada, praticar exercícios físicos regularmente (ao menos 30 minutos diários), não fumar e não exagerar no consumo de bebidas alcoólicas. Frutos de décadas de estudos, com mais de cem mil homens e mulheres, esses achados servem de motivação para os mais resistentes às mudanças.

Os adeptos de estilos de vida saudável, observados na pesquisa, tiveram uma redução nos riscos de mortalidade por acidentes cardiovasculares (em 82%) e por câncer (em 65%). Também foi observado, nesse público, um aumento significativo da longevidade – homens e mulheres idosos conquistaram uma expectativa de vida superior, em cerca de dez anos, na comparação com não praticantes de um padrão comportamental saudável. Médico líder da geriatria e da clínica médica no Hospital Português, Dr. Márcio Peixoto ressalta que envelhecer de forma saudável tem relação direta com os hábitos de vida. “A forma como envelhecemos tem 30% de influência genética e 70% de relação com as escolhas e atitudes que mantemos, no dia a dia. Por isso, conhecer esta proporção é fundamental para o desenvolvimento de práticas que irão repercutir, inevitavelmente, no melhor estado físico e mental”, observa.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) um estilo de vida adequado aos ideais de bem-estar global deve incluir, também, outras atitudes igualmente benéficas, tais como: manter boas horas de sono diário, evitar situações de estresse emocional, cultivar o bom humor, dedicar tempo para atividades de lazer entre amigos e com a família, bem como, manter bons relacionamentos pessoais e profissionais. Dr. Márcio Peixoto observa que, juntos, todos esses aspectos potencializam a saúde. “A mudança comportamental e o aprendizado de atitudes saudáveis são altamente vantajosos, na medida em que atuam para o pleno desempenho do organismo, para a prevenção de doenças e melhora da condição física e emocional, favorecendo a longevidade, com qualidade de vida, para pessoas de diferentes idades”, finaliza o geriatra.

Clique no link abaixo e leia a Revista Imagem Real de Abril/19 completa:
http://www.hportugues.com.br/imprensa/revista-imagem-real