Notícias Fique por dentro das novidades

Maternidade Santamaria completa dez anos de atuação

14 de maio de 2019

Para muitas mulheres, a necessidade de infraestrutura preparada para cuidados especializados, durante e após a gestação, é uma realidade que se interpõe à concretização do desejo de ser mãe. Atento a essa contingência, o Hospital Português concebeu a Maternidade Santamaria. Planejada para oferecer alto padrão de qualidade e segurança na assistência materno-fetal, a Unidade logo superou esta meta: absorveu uma demanda reprimida no mercado da saúde (atraindo pacientes do Recôncavo baiano, de Salvador e Região Metropolitana), minimizou a carência de leitos nos centros obstétricos da Região e adquiriu grande função social, na assistência de urgência e emergência às gestantes e aos recém-nascidos.

Hoje, a Maternidade do HP completa uma década de atuação, tendo relevância consolidada e muitos motivos para celebrar: êxito em 40 mil partos e realização de procedimentos de alta complexidade; uso de técnicas cirúrgicas inovadoras e pioneiras, no Estado; referência em Obstetrícia e Neonatologia, com uma das infraestruturas mais modernas e melhor equipadas, na Região – integra equipes preparadas, parque tecnológico de última geração e a retaguarda de excelência do HP; abriga o maior Serviço de Emergência Obstétrica, que atende 24 horas por dia; e a maior UTI Neonatal, com 28 leitos, proporcionando a maior capacidade de atendimento ao recém-nascido com alto risco. Tudo isto com a chancela da Acreditação Internacional Qmentum.

Criar um novo conceito no acolhimento materno-fetal exigiu, da Maternidade, o aperfeiçoamento contínuo de equipes, processos de rotina, equipamentos, novas tecnologias, entre outros recursos necessários a uma infraestrutura hospitalar de ponta. No terceiro ano de funcionamento, a Unidade foi escolhida como ambiente mais qualificado para o nascimento do bebê K.V., submetido à cirurgia neonatal, ainda inédita, na Bahia; foi, também, precursora na oferta de Serviço de Fonoaudiologia para o recém-nascido, de cirurgia fetal intrauterina e cirurgia obstétrica de alta complexidade (com suporte de procedimentos hemodinâmicos invasivos). A Unidade possui, também, o primeiro Cartório de Registro Civil instalado em uma maternidade particular, proporcionando conforto aos pais, que podem registrar o recém-nascido na própria Instituição; e oferece Serviço de Psicologia e equipe especializada em Aleitamento Materno.

Reproduzir a trajetória de vanguarda e pioneirismos do HP é o destino natural da Unidade, para o presidente da Instituição, Antonio Higino Teixeira Saraiva. “A Maternidade Santamaria condensa a expertise e excelência do Hospital Português; representando o progresso de um trabalho iniciado no passado e que, agora, gera contribuições relevantes ao aprimoramento da saúde baiana”, afirma. Para o coordenador do Serviço de Obstetrícia, Dr. Leomar Lyrio, a evolução permanente da Unidade ganha impulso a cada ano. “A Maternidade do HP avança para atender as exigências do mundo moderno, por uma assistência comprometida com os melhores resultados. Associamos novas tecnologias ao preparo humano, no cuidado individualizado, multidisciplinar e centrado no paciente”, ressalta.

Vinculando modernos recursos da Obstetrícia e Neonatologia, a Unidade oferece suporte completo à gestante e ao recém-nascido, dentro de altos padrões de segurança e qualidade. O cumprimento de protocolos internacionais, adaptados à realidade e necessidades próprias da população baiana, é outro diferencial que repercute na assistência multidisciplinar da gestante de alto risco e no cuidado intensivo do recém-nascido. A classificação de risco, iniciada na admissão da paciente, reduz, expressivamente, o índice de complicações na gravidez e no parto, frequentemente, relacionadas à hipertensão arterial, hemorragia pós-parto e infecção. Do mesmo modo, o seguimento de diretrizes de alta segura, das Sociedades Brasileira e Americana de Pediatria fazem a Maternidade Santamaria ter um dos menores índices de retorno de recém-nascido, após a alta hospitalar.

Coordenadora da UTI Neonatal, Dra. Irene Ávila ressalta que o parâmetro de segurança e qualidade no cuidado do recém-nascido envolve toda a equipe multidisciplinar – obstetras, neonatologistas, enfermeiras, técnicas de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, farmacêuticos (dentro da Unidade), assistentes sociais, fonoaudiólogas (por 12 horas), entre outros profissionais. “Temos o maior número de leitos e, consequentemente, a maior equipe de pronto-atendimento ao recém-nascido. Atuar em conjunto amplifica as melhores práticas de assistência. Esse diferencial se evidencia, sobretudo, no cuidado de trigêmeos, quando a equipe assistencial é mais demandada”, ressalta.

Histórias de sucesso

O suporte minucioso da Unidade foi decisivo para o avanço da gestação de alto risco da servidora pública, Elaini Abbade Hafele, 38 anos. Grávida de trigêmeos, ela apresentou insuficiência do colo do útero para manter a gestação, em torno da 24ª semana da gravidez, necessitando de repouso absoluto e acompanhamento multiprofissional especializado, em tempo integral. Seguindo a recomendação médica, Elaini permaneceu internada por 82 dias, na Maternidade do HP, até atingir a 34ª semana de gestação (em março de 2017), quando o seu maior sonho se concretizou: deu à luz os trigêmeos Rafael, Vitor e Lucas. “O nascimento prematuro exigiu cuidados intensivos, na UTI Neonatal, que os acolheu com muito carinho. Somos muito gratos às equipes da Maternidade Santamaria, por nos proporcionar mais que um atendimento profissional. Recebemos o cuidado de pessoas boas, que nos acolheram com carinho e empatia, em um momento delicado e, ao mesmo tempo, tão especial. Nosso sentimento é de gratidão”, declara.

Experiência semelhante foi vivenciada pela dona de casa, Edna Bonfim de Jesus, 41 anos. Assistida na Emergência da Maternidade Santamaria, devido à perda de líquido amniótico, na 30ª semana de gestação, Edna permaneceu hospitalizada por quase dois meses. O suporte especializado da equipe multidisciplinar fez a futura mamãe manter acesa a expectativa de sucesso da gravidez de alto risco (após quatro perdas gestacionais), até o nascimento da pequena Louise, em outubro de 2017. Enquanto acompanhava a recuperação gradativa da bebê prematura, na UTI Neonatal, Edna revela que trocava experiências sobre a hospitalização, com outros pais e a equipe assistencial. “O cuidado humano dos profissionais foi essencial para a minha filha e para outras famílias, na mesma situação. A minha gratidão profunda aos profissionais é a mesma de outras mulheres que puderam se tornar mães, graças ao atendimento diferenciado, na Maternidade do HP”, conclui.

Atendimento multiprofissional com infraestrutura de ponta

Ser referência no cuidado materno-fetal, com o suporte de excelência do Hospital Português, motiva a alta procura da Maternidade Santamaria pela população baiana e por especialistas das diferentes áreas da saúde. O alto desempenho da Unidade, que opera no limite da capacidade de atendimento, conta com um time preparado de cerca de 300 colaboradores, distribuídos nas mais diversas funções administrativas e de assistência ao paciente. Essa cooperação diária do grupo multidisciplinar é a maior responsável pela consolidação do cuidado individualizado de excelência, para o coordenador do Serviço de Obstetrícia,.Dr. Leomar Lyrio. “O trabalho interdependente e integrado tem início no controle de acesso à Instituição (com uso de modernas tecnologias de monitoramento, em tempo integral); abrange a admissão da paciente e sua assistência completa, até à alta hospitalar de mãe e filho”, ressalta.

Cuidado da gestante

A infraestrutura diferenciada do Serviço inclui 51 leitos de internação (38 apartamentos e 13 leitos de enfermaria); Emergência Obstétrica com atendimento 24 horas; Centro Obstétrico com 3 salas amplas (duas delas com visor, para acompanhamento do parto pela família); uma Sala para o Parto Natural (equipada com barras, bola fisioterapêutica, cama projetada para o parto natural, entre outros recursos); duas Salas de Evolução do Trabalho de Parto, com todos os equipamentos necessários ao parto espontâneo: chuveiro terapêutico, cavalinho (cadeira especial que ajuda no relaxamento colaborando na evolução da dilatação), bola suíça (que auxilia na mobilidade pélvica e descida do feto ao canal de parto), som ambiente e controle de luz (com iluminação suave e cromoterapia); um Centro de Recuperação Pós-anestésico (com três boxes de observação monitorizados) e uma Sala de Repouso exclusiva para as famílias dos recém-nascidos.

Enfermeira chefe da Unidade de Internação, Mariane Cardoso explica que os métodos não invasivos e não farmacológicos auxiliam a gestante no alívio da dor, tornando a espera do parto (e o próprio procedimento) menos difícil. “A gestante usufrui de massagens e outras técnicas de relaxamento, até à hora do parto, dentro de espaços cuidadosamente planejados para recebê-la, com conforto e segurança, na presença de familiares e com a assistência integral da equipe multidisciplinar”, informa.

A Unidade também oferece um Hospital-Dia com três salas cirúrgicas (para procedimentos de pequeno e médio porte) e duas amplas salas de conforto médico (com internet, tv e copa); estacionamento com serviço de manobrista; e cobertura (com serviço de cafeteria e internet), que proporciona um belo mirante para a Baía de Todos os Santos.

Cuidado intensivo do recém-nascido

Na área de Neonatologia, a Maternidade Santamaria reúne o que há de mais moderno para a assistência de alta complexidade: uma UTI Neonatal com 28 leitos de internação, equipes especializadas no cuidado intensivo do recém-nascido e tecnologias de última geração, incluindo Ventiladores de Alta Frequência e aparelho para alto fluxo (para patologias respiratórias não tratadas por meios convencionais); aparelhos para administrar óxido nítrico (no tratamento de hipertensão pulmonar neonatal); Incubadoras de última geração (que umidificam e aquecem adequadamente os prematuros); Fototerapias Intensivas (para tratar icterícias graves); Ecocardiografia à beira do leito, Angiotomografia e Cateterismo Cardíaco (para diagnosticar cardiopatias neonatais) e serviço de bioimagem com parque tecnológico de alto padrão.

O atendimento às situações de desconforto respiratório, prematuridade, distúrbios metabólicos e alimentares, malformações, entre outros problemas do feto, é reforçado por especialistas em Cardiologia, Cirurgia Neonatal, Neurocirurgia, Ortopedia, Otorrinolaringologia e Angiologia, que atuam em regime de sobreaviso, com a cobertura de planos de saúde conveniados ao HP. “Reunimos aparelhagem de ponta, atualizada permanentemente; e equipes que inovaram o cuidado intensivo do recém-nascido, em procedimentos como Hipotermia Terapêutica, Ventilação para Alta Frequência, Teste do Coraçãozinho e Avaliação Audiométrica de Rotina e com uso do BERA, para casos específicos”, destaca a coordenadora do Serviço, Dra. Irene Ávila.