|
O Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita (comemorado nacionalmente em 12 de novembro), será marcado pelo workshop Coração na Batida Certa, que acontece no Auditório Adélia Carvalho, do Centro Médico Hospital Português, no dia 12/11 (segunda-feira), a partir das 9h.
Aberto ao público, o evento esclarecerá a população sobre os riscos das Arritmias Cardíacas e sua importância como causa de Morte Súbita, além de incentivar a prevenção deste grave problema de saúde pública. Os cardiologistas do Hospital Português, Alessandro Fagundes e Luís Magalhães, discutirão com a comunidade como prevenir a morte súbita tratando a arritmia.
Também estarão presentes o presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Péricles Esteves, e o presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia – Seção Bahia, Gilson Godinho, além de Dona Maria do Carmo Cabanellas, mãe de quatro filhos que perdeu dois deles para a morte súbita. Os outros dois sobrevivem com o uso constante de desfibriladores.
O workshop faz parte da campanha Coração na Batida Certa, iniciativa da SOBRAC – Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas, que será realizada simultaneamente em mais de 50 cidades brasileiras.
SAIBA MAIS:
O que são ARRITMIAS CARDÍACAS? O coração normal trabalha com a batida certa, isto é, seqüência de batidas com ritmo. Quando isso não acontece, temos as chamadas Arritmias Cardíacas. Existem diferentes tipos Arritmias Cardíacas, como aquelas em que o coração bate rápido (taquicardia), lento (bradicardia) ou apenas com irregularidade.
Qual a GRAVIDADE? Em geral, as Arritmias Cardíacas graves ocorrem em pessoas que possuem doenças do coração, tais como infarto e “coração inchado”. Por outro lado, pessoas saudáveis também podem ter Arritmias Cardíacas. Estas podem não interferir nas atividades do dia-a-dia e não provocar sintomas, mas podem ameaçar a vida. Até atletas podem ter esse tipo de arrritmia.
O que é MORTE SÚBITA? É a morte instantânea, inesperada, repentina e não-acidental. Na maioria das vezes, a Morte Súbita é de origem cardíaca.
Quem está sujeito às ARRITMIAS CARDÍACAS E MORTE SÚBITA? Qualquer pessoa está sujeita às Arritmias Cardíacas e Morte Súbita, inclusive atletas. Elas podem ocorrem em qualquer faixa etária, mesmo em recém-nascidos, mas a maior porcentagem de ocorrência está em pessoas que possuem doenças cardíacas ou já sofreram parada cardíaca, bem como aqueles que têm histórico de Morte Súbita na família (pais e irmãos).
|