Notícias Fique por dentro das novidades

Uma Nova Visão do Câncer — Hospital Português da Bahia

24 de janeiro de 2004

Uma Nova Visão do Câncer

24 January 2004

O sucesso no tratamento é cada vez maior e o paciente está quebrando o seu próprio paradigma de fragilidade e impotência diante da adversidade, partindo para assumir o papel de protagonista ativo do seu destino. 

Com o objetivo de consolidar uma atitude positiva e vencedora por parte de todos os envolvidos no tratamento do câncer, o Núcleo de Oncologia da Bahia e o Núcleo de Estudos em Oncologia do Hospital Português (NEOHP) realizaram no dia 11 de novembro o seminário Câncer: Uma Nova Visão da Vida, evento que reuniu pacientes, familiares, oncologistas e equipe multidisciplinar de saúde.

Durante todo o dia foram discutidos assuntos como o medo da morte e a dinamização da vida, o estigma da doença, o que mudou no diálogo entre equipe médica e pacientes, a importância da alimentação na prevenção e tratamento; a importância da terapia do riso, os direitos do paciente com câncer, como lidar com o impacto financeiro provocado pela doença e como trabalhar em equipe utilizando a inteligência coletiva voltada para o momento presente com perspectiva de futuro.

A programação durante a tarde incluiu a realização de dinâmicas. Os participantes foram distribuídos em grupos e receberam materias como revistas, cartolina, canetas coloridas e fizeram painéis retratando os seus desejos para 2004. Em todos os cartazes, pôde-se notar alguns desejos em comum: saúde e solidariedade. Um stand na entrada do auditório recolheu dezenas de latas de leite em pó doadas, ao Núcleo de Apoio e Combate ao Câncer Infantil (Nacci), pelos inscritos no evento.

Humanização e Transparência

Em função do envelhecimento da população, dos maus hábitos alimentares e da baixa qualidade de vida de muitas pessoas, o número de pacientes acometidos pelo câncer é crescente. De acordo com o coordenador do NEOHP,  Álvaro Nonato, a busca pela qualidade de vida é fundamental na vida de todos pois estimula o sistema imunológico na produção de anticorpos favorecendo assim o combate às células neoplásicas. “O estresse é fator de risco para o câncer. Ele deprime o sistema imunológico”, explica o médico.

Para ele, dois pontos são fundamentais hoje no tratamento do câncer: A humanização e a transparência. “Ser cordial e tratar o paciente de forma carinhosa é fundamental.  Ao mesmo tempo, o paciente precisa compreender o que está acontecendo”, completa Dr. Álvaro. Há alguns anos, essa relação médico X paciente era unilateral. “O médico mandava e o paciente obedecia. Hoje, a relação é feita com muito diálogo e as decisões são tomadas em conjunto, inclusive no que diz respeito à melhor opção de tratamento”, reitera o médico. Um dos fatores que levaram à abertura dessa relação foi a difusão dos conhecimentos, hoje presente na Internet, revistas e meios de comunicação em geral.