Notícias Fique por dentro das novidades

Perfil Profissional: Auxiliar e Técnico de Enfermagem — Hospital Português da Bahia

7 de agosto de 2004

Perfil Profissional: Auxiliar e Técnico de Enfermagem

07 August 2004

Perfil Profissional: Auxiliar e Técnico de EnfermagemEsses cuidados são necessários à assistência ao paciente, conforme plano prescrito pelo Enfermeiro, líder da assistência que delega funções incentivando, participando e integrando em busca da qualidade e humanização nos cuidados. Eles são os Auxiliares e Técnicos de Enfermagem, profissionais que fazem parte do dia-a-dia do atendimento aos pacientes. 

Com o objetivo de valorizar esses colaboradores, o Hospital Português irá realizar nos dias 16 e 17 de setembro o 1º Seminário de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, evento no qual serão abordados diversos temas relacionados à assistência de enfermagem através de pôster interativo, sessões, dramatizações, etc. Com o Seminário, o Hospital espera reunir profissionais de nível médio de enfermagem dos maiores hospitais de Salvador, no intuito de envolver e motivar a categoria a realizar outros eventos de cunho científico. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas a partir do dia 20 de agosto. O número de vagas é limitado. Mais informações e inscrições: (71) 203-5797.

Amor à Profissão

Para muitos profissionais, o amor ao trabalho e o ato de cuidar e lidar diretamente com os pacientes são fatores determinantes para continuarem na área. “Eu adoro o que faço. Trabalho por amor nesta vocação que abracei pois gosto de cuidar dos pacientes”, afirma o Auxiliar de Enfermagem Mariel Gonçalves de Souza,  63 anos. Em sua história de 39 anos de trabalho na Instituição fez muitos compadres e amigos, alguns deles ex-pacientes do Hospital. “Isso é muito gratificante”, completa Mariel.   

Ana Maria Araújo Lima, tem os dias sempre cheios. Além de trabalhar na Hemodiálise do Hospital Português e no setor de Nefrologia do Hospital Central Roberto Santos, faz duas faculdades – Letras e Fisioterapia. Entre os seus prazeres estão o contato com os pacientes e a poesia. “Vou me formar em Letras neste mês de agosto mas tenho tanto amor pela profissão de Auxiliar de Enfermagem que não pretendo abandoná-la. A “troca” com os pacientes é muito importante para mim”, explica Ana Maria que apresentou aos colegas durante o I Festival de Cultura e Arte os seus talentos com a língua escrita através de uma emocionante crônica sobre o dia-a-dia do paciente da hemodiálise e a relação deles com os funcionários do Setor.

Trabalhando há seis anos no HP, Ana Lúcia Pereira Lopes, divide seu tempo entre a profissão que, para ela, é um equilíbrio para o médico e o enfermeiro, e a poesia. “Gosto muito de escrever e de cuidar das pessoas. Por isso, apresentei no Festival um trabalho que une as duas coisas que mais gosto – uma poesia sobre a importância da enfermagem” .
Aos 50 anos de idade, Fernando de Jesus Teixeira, se sente realizado. Há 24  anos trabalhando como Auxiliar de Enfermagem, tem o Hospital Português como sua segunda casa. “Gosto mesmo do que faço, zelo pelo setor que trabalho, gosto de tudo organizado e ajudo os colegas. Em nossa profissão, é preciso muita atenção no cuidado com o paciente e ter muita segurança. Também é de grande importância o suporte que as Enfermeiras nos dão”, diz Fernando.

Cuidar é um ato de amor

Gosto mesmo do que faço, zelo pelo setor que trabalho, gosto de tudo organizado e ajudo os colegas. Em nossa profissão, é preciso muita atenção no cuidado com o paciente e ter muita segurança.” (Fernando Teixeira)

Hospital Português
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.