Notícias Fique por dentro das novidades

Artigo: Benefícios da Implantação de um Sistema Integrado de Gerenciamento Hospitalar — Hospital Português da Bahia

17 de setembro de 2004

Artigo: Benefícios da Implantação de um Sistema Integrado de Gerenciamento Hospitalar

17 September 2004

Artigo: Benefícios da Implantação de um Sistema Integrado de Gerenciamento HospitalarSensivelmente, o prontuário eletrônico trará o conjunto de dados necessários para o uso de protocolos médicos das melhores práticas assistenciais. O controle efetivo da medicação, através do uso de código de barras, permitira dar o remédio certo, ao paciente certo, (minimizando) evitando-se o erro de medicação; e mais , trará a facilidade de rastreabilidade, podendo-se localizar o paciente que tomou determinado remédio, através do lote e validade da medicação, atrelados ao prontuário eletrônico do paciente.

Imaginem a nutricionista de um hospital, já cedo pela manhã, ter na sua tela do computador, todas as dietas prescritas pelos médicos, sem a necessidade de correr todas as alas de internação. O departamento de radiologia, recebendo ordens eletrônicas, para a realização dos exames diagnósticos, melhorando o agendamento  da rotina e conseqüente melhora da produtividade.

O mesmo acontecendo com o laboratório clínico que terá controle dos colhedores através do sistema e tarjando todas as amostras colhidas do paciente com códigos de barras que enviaram o resultado diretamente ao prontuário eletrônico do paciente e até praticando efetivamente a Telemedicina, encurtando as distancias entre médico, hospitais e pacientes

Com isto, os médicos poderão  acelerar o tratamento do paciente , tomando decisões de tratamento antecipadamente , suportados pelo sistema nas interações medicamentosas e alérgicas, alertas, evitando o prolongamento da internação e conseqüente diminuição do custo do tratamento da doença.

E finalmente, após certo tempo de maturidade do sistema, trabalhar na gestão das informações gerenciais clínico-assistenciais, como embasamento à gestão hospitalar preventiva, através da avaliação de indicadores quantitativos e qualitativos.

*Dr. Flávio Murachovsky, médico, consultor e ex-vice-presidente de Tecnologia da Informação do Hospital Israelita Albert Einstein com a colaboração de  Jamil Mattar, Diretor Geral da TrakHealth

Hospital Português
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.