4 de setembro de 2004
Ensino e Qualificação para Estudantes e Profissionais
04 September 2004
Atento a tudo isso, o Hospital Português passa a sua experiência da prática humanizada aprimorada em seus quase 150 anos de existência através de alguns programas de ensino e pretende ampliar essa atuação através de novos projetos que estão sendo desenvolvidos para proporcionar, não só aos estudantes dos cursos da área de saúde mas também aos profissionais, qualificação. Conheça as linhas de atuação que estão sendo desenvolvidas hoje na Instituição:
Internatos
Promovendo uma maior aproximação do estudante com a prática da Medicina, os Programas de Internato são destinados a complementar e aprimorar os atos médicos e conhecimentos aprendidos durante o curso. São atividades essencialmente práticas. Atualmente, são oferecidos programas na Unidade de Terapia Intensiva, Unidade de Gastroenterologia e Hepatologia, Unidade Coronariana e no Departamento de Nutrição.
Com durações que variam de quatro a seis meses, os programas prevêem mais do que o simples acolhimento do estudante no Hospital acompanhado por seu preceptor. Além de cumprirem a carga horária pré-estabelecida, os estudantes – admitidos através de rigoroso processo seletivo – participam de sessões clínicas e desenvolvem atitudes éticas do exercício profissional. Ao final do período, são submetidos a uma avaliação e, se aprovados, recebem um certificado com a chancela da Instituição.
A Unidade de Terapia Intensiva também abre vagas anuais para o seu Internato em Pesquisa, destinado a estudantes do 3º e 4º anos de Medicina. Assim como os demais, esses estudantes também passam por um processo seletivo. O objetivo é despertar o interesse pela pesquisa científica e pela especialidade da Medicina Intensiva. Tendo iniciado as atividades no ano passado, esse internato já apresenta resultados promissores – dois trabalhos apresentados em congressos e a participação do Hospital num estudo multricêntrico mundial.
Residência Médica
A Unidade de Terapia Intensiva foi credenciada em 2002 pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), como Centro Formador. Na época, esta era a única possibilidade de especialização na área. Ao final do programa, com a formatura dos três primeiros profissionais, o projeto da Residência Médica foi submetido à Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e atualmente encontra-se em processo de credenciamento pelo órgão. A idéia é que, em 2005, a UTI do Hospital Português já participe do Concurso Unificado de Residência Médica, oferecendo três vagas para médicos que desejem se especializar na área.
Aprimoramento
O Aprimoramento, como o próprio nome diz, é um programa aberto a médicos de outras instituições ou de fora da cidade que busquem a reciclagem, a atualização nas especialidades desenvolvidas no Hospital Português.
Para passar um período na unidade ou serviço do Hospital da sua área de interesse, o profissional faz um requerimento e, após entrevista, análise de currículo e aprovação do Centro de Estudos, e na possibilidade da oferta de vaga, ele passa um período sob a coordenação do responsável da Unidade / Serviço. Ao final do período, se for aprovado pela coordenação, recebe um certificado. Um dos serviços mais procurados para esse programa é a Bioimagem, que conta com equipamentos de última geração e atende a pacientes externos e internos do Hospital.
PROGRAMAS DE INTERNATO