Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Ensino e Qualificação para Estudantes e Profissionais — Hospital Português da Bahia

4 de setembro de 2004

Ensino e Qualificação para Estudantes e Profissionais

04 September 2004

Ensino e Qualificação para Estudantes e ProfissionaisAtento a tudo isso, o Hospital Português passa a sua experiência da prática humanizada aprimorada em seus quase 150 anos de existência através de alguns programas de ensino e pretende ampliar essa atuação através de novos projetos que estão sendo desenvolvidos para proporcionar, não só aos estudantes dos cursos da área de saúde mas também aos profissionais, qualificação. Conheça as linhas de atuação que estão sendo desenvolvidas hoje na Instituição:

Internatos

Promovendo uma maior aproximação do estudante com a prática da Medicina, os Programas de Internato são destinados a complementar e aprimorar os atos médicos e conhecimentos aprendidos durante o curso. São atividades essencialmente práticas. Atualmente, são oferecidos programas na Unidade de Terapia Intensiva, Unidade de Gastroenterologia e Hepatologia, Unidade Coronariana e no Departamento de Nutrição. 

Com durações que variam de quatro a seis meses, os programas prevêem mais do que o simples acolhimento do estudante no Hospital acompanhado por seu preceptor. Além de cumprirem a carga horária pré-estabelecida, os estudantes – admitidos através de rigoroso processo seletivo – participam de sessões clínicas e desenvolvem atitudes éticas do exercício profissional. Ao final do período, são submetidos a uma avaliação e, se aprovados, recebem um certificado com a chancela da Instituição.

A Unidade de Terapia Intensiva também abre vagas anuais para o seu Internato em Pesquisa, destinado a estudantes do 3º e 4º anos de Medicina. Assim como os demais, esses estudantes também passam por um processo seletivo. O objetivo é despertar o interesse pela pesquisa científica e pela especialidade da Medicina Intensiva. Tendo iniciado as atividades no ano passado, esse internato já apresenta resultados promissores – dois trabalhos apresentados em congressos e a participação do Hospital num estudo multricêntrico mundial.
 
Residência Médica

A Unidade de Terapia Intensiva foi credenciada em 2002 pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), como Centro Formador. Na época, esta era a única possibilidade de especialização na área. Ao final do programa, com a formatura dos três primeiros profissionais, o projeto da Residência Médica foi submetido à Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e atualmente encontra-se em processo de credenciamento pelo órgão. A idéia é que, em 2005, a UTI do Hospital Português já participe do Concurso Unificado de Residência Médica, oferecendo três vagas para médicos que desejem se especializar na área.

Aprimoramento

O Aprimoramento, como o próprio nome diz, é um programa aberto a médicos de outras instituições ou de fora da cidade que busquem a reciclagem, a atualização nas especialidades desenvolvidas no Hospital Português.
Para passar um período na unidade ou serviço do Hospital da sua área de interesse, o profissional faz um requerimento e, após entrevista, análise de currículo e aprovação do Centro de Estudos, e na possibilidade da oferta de vaga, ele passa um período sob a coordenação do responsável da Unidade / Serviço. Ao final do período, se for aprovado pela coordenação, recebe um certificado. Um dos serviços mais procurados para esse programa é a Bioimagem, que conta com equipamentos de última geração e atende a pacientes externos e internos do Hospital.

PROGRAMAS DE INTERNATO

  • UGH – Voltado para alunos do 5 ou 6º ano do curso de Medicina da Universidade Federal da Bahia e Escola Bahiana de Medicina, o programa de Internato da Unidade de Gastroenterologia e Hepatologia (UGH) oferece 14 vagas, tem carga horária de 12 horas semanais em regime de plantão e duração de quatro meses.
  • UTI – O Programa de Internato da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Português é destinado a estudantes de Medicina a partir do 8º semestre. Tem duração de 6 meses e carga horária de 12 horas semanais. Além da parte prática, os internos participam de sessões clínicas.
  • UTI/ Pesquisa – O programa de Internato em pesquisa é destinado a estudantes do 3º e 4º anos de Medicina que queiram desenvolver a pesquisa científica e conhecer mais sobre a Medicina Intensiva como especialidade. Tem duração de um ano e hoje conta com 17 internos.
  • UCO – Tendo como área de conhecimento a Cardiologia Clínica, o Programa de Internato da Unidade Coronariana do Hospital Português oferece semestralmente 14 vagas para estudantes de Medicina entre o 8º e o 11º semestres. Além de obedecer à carga horária de um plantão semanal, das 12 às 24h, de acordo com as normas internas de funcionamento da Unidade Coronariana, os internos participam de sessões clínicas semanais com duração de 60 minutos. 
  • Nutrição – Iniciado em maio deste ano, o Programa de Internato em Nutrição visa oferecer ao estudante uma oportunidade única de aprendizado junto ao paciente não só pela disponibilidade de informações e da prática, mas também pelos serviços prestados pelos diversos Departamentos do Hospital Português. Destinado a estudantes a partir do 7º semestre que já tenham cursado as disciplinas Dietoterapia I e II e Avaliação Nutricional, tem carga horária de 20 horas semanais e duração de seis meses.