23 de novembro de 2004
Artigo Científico: transplante de medula óssea
23 November 2004
O procedimento do transplante de células-tronco hematopoiéticas, também conhecido como transplante de medula óssea, se baseia na infusão das células progenitoras saudáveis com a finalidade de substituir uma medula doente ou deficiente. Para que estas células novas possam se alojar no receptor, este deve ser preparado com altas doses de quimioterapia, associadas ou não a radioterapia, é o chamado regime de condicionamento.
Entidade terapêutica cada vez mais consagrada no tratamento de doenças hematológicas, oncológicas e imunológicas, o transplante de medula óssea (TMO) pode ser classificado quanto ao doador das células progenitoras em:
O doador faz a doação de células-tronco em vida. No caso de transplante alogênico há a realização do exame de HLA, que determina a compatibilidade entre doador e receptor e com isso a viabilidade do procedimento. A partir da comprovação de sua compatibilidade, o doador será submetido a avaliação médica e laboratorial. A quantidade de células retiradas não causará qualquer dano ao doador, pois será reposta pelo organismo em poucas semanas.
As células tronco podem ser obtidas de diferentes fontes: 1 – Medula óssea (coletadas por punções na s cristas ilíacas em centro cirúrgico); 2 – Sangue periférico (coletadas por aférese após estimulação em bancos de sangue); 3 – Cordão umbilical (coletadas na sala de parto após preparo adequado).
Vários são os pacientes que podem se beneficiar deste procedimento. A indicação e os resultados dependem da doença de base, que podem ser divididas em doenças onco-hematológicas, doenças imuno-hematológicas, doenças oncológicas e doenças auto-imunes.
No nosso Estado, o único centro habilitado e credenciado junto ao Ministério da Saúde a realizar este procedimento é o Hospital Português. Desde 2001, a Unidade de Transplante de Medula Óssea do HP realizou mais de 70 procedimentos e atualmente vem realizando em média 3 transplantes por mês, podendo com isso auxiliar com esta tecnologia de ponta pacientes também do Sistema Único de Saúde (SUS).
Dr Ronald Pallotta, Coordenador da Unidade de Transplante de Medula Óssea do Hospital Português