Notícias Fique por dentro das novidades

Diagnóstico e Tratamento através da Hemodinâmica — Hospital Português da Bahia

9 de junho de 2005

Diagnóstico e Tratamento através da Hemodinâmica

09 June 2005

Diagnóstico e Tratamento através da HemodinâmicaFoi o radiologista Forsmann quem deu início à técnica do cateterismo cardíaco, na década de 40, inserindo uma sonda na própria veia e conduzindo-a até o átrio direito do coração, com o auxílio do raio X. No final dos anos 50, surgiram os primeiros catéteres e a técnica da coronariografia, que é o cateterismo seletivo das artérias coronárias por imagens de radiocospia, método inventado por Sones.

Com a evolução, a hemodinâmica passou a estudar as patologias das artérias coronárias de forma mais direta e objetiva e a ser utilizada, também, como método terapêutico. As obstruções das coronárias, que causavam os infartos, antes diagnosticadas apenas após a morte, começaram a ser descobertas em vida, possibilitando assim o tratamento através das cirurgias de Ponte de Safena, criação do argentino Favaloro. Essa descoberta mudou o conceito de que a doença coronariana só podia ser tratada através de medicação.

Inicialmente utilizada como método diagnóstico, a hemodinâmica passou também a realizar procedimentos terapêuticos para diversos problemas cardiovasculares, congênitos e adquiridos. Com o avanço da medicina, surgiram as técnicas da angioplastia das artérias coronárias – método de desobstrução das artérias -, da valvuloplastia e fechamento de defeitos congênitos.

Os exames são realizados por médicos especializados, através da introdução de pequenos cateteres inseridos pela punção de uma artéria, que poderá ser a artéria radial (punho), braquial (cotovelo) ou femoral (virilha). Atualmente a via mais utilizada é a femoral, devido ao seu avantajado calibre que favorece a introdução do cateter.

A rápida recuperação e o retorno precoce às atividades são alguns dos benefícios oferecidos ao paciente. Vale ressaltar que, apesar de ser realizado através de um pequeno corte na pele, o procedimento é considerado uma técnica cirúrgica e é recomendado que seja feito mediante internamento. A  previsão de alta médica é de 48 a 72 horas, a depender do estado do paciente.

O Hospital Português oferece um Serviço de Hemodinâmica, composto por duas salas equipadas com aparelhos de qualidade, e operadas por equipes qualificadas compostas por médicos, anestesista, enfermeiros e auxiliares. Os equipamentos utilizados são de alta tecnologia e os procedimentos são realizados através de um sistema digital que permite um diagnóstico de altíssima precisão.

Hospital Português
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.