Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Orientações nutricionais para pacientes em hemodiálise — Hospital Português da Bahia

4 de janeiro de 2006

Orientações nutricionais para pacientes em hemodiálise

04 January 2006

Orientações nutricionais para pacientes em hemodiáliseEsta é a cartilha Orientações Nutricionais para Pacientes em Programa de Hemodiálise, elaborada pelo Departamento de Nutrição do Hospital Português, sob a supervisão da Nutricionista Gildete Fernandes. De caráter educacional, a cartilha, que já está disponível no site do Hospital, será distribuída para todos os pacientes em tratamento e suas famílias, como incentivo para uma dieta mais equilibrada.

Com uma linguagem técnica mas de fácil entendimento, acompanhada por figuras e ilustrações bem coloridas, a cartilha ajuda a melhorar a qualidade de vida dos pacientes, ensinando como educar-se e manter o equilíbrio da dieta, e principalmente conscientizando o paciente e a família sobre a importância de uma alimentação saudável para a redução da ingestão de medicamentos, o risco de fraturas, inchaço e entupimento nas artérias, entre outros.

Na cartilha estão orientações sobre calorias, açúcares, proteínas, lipídios, líquidos, vitaminas e minerais, enfatizando sempre a importância do controle de sódio, do cálcio, do fósforo e do potássio para esses pacientes. Além disso, tem também dicas de preparação e aproveitamento de alimentos, técnicas para controlar os líquidos, a sensação de sede, o teor de sódio e potássio. Outra opção interessante é uma tabela com a composição química de vários grupos de alimentos, que permite ao paciente fazer o controle diário do que está ingerindo.