Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Medicina Esportiva — Hospital Português da Bahia

7 de julho de 2006

Medicina Esportiva

07 July 2006

Medicina EsportivaPraticar atividade física traz benefícios para a saúde, qualidade de vida, melhora o bem-estar, a aparência e socializa as pessoas. Mas atenção: exercícios mal orientados podem reservar algumas “armadilhas” para ossos e articulações.

A medicina esportiva, especialidade que aproxima a ciência e a prática cotidiana das pessoas, tem o objetivo de melhorar o rendimento esportivo e a saúde dos adeptos às atividades físicas.

Segundo o Dr. Luis Alfredo Gómez, médico ortopedista e traumatologista do Centro Médico Hospital Português e especialista em cirurgia de ombro e cotovelo, é importante fazer uma avaliação médica completa por um profissional habilitado antes de iniciar qualquer atividade esportiva. “Uma avaliação cuidadosa evita lesões às quais os atletas profissionais ou de fins de semana estão sujeitos”, aconselha. 

Em geral, as lesões que atingem os atletas profissionais ou amadores são de caráter acidental e ocorrem durante os treinos, as competições, e até mesmo em atividades recreativas executadas de forma incorreta.

“Existem pessoas que pecam pelo exagero, ou seja, pela prática esportiva à exaustão sem que haja tempo para repouso, recuperação e adaptação dos músculos nem das estruturas do aparelho locomotor”, afirma Dr. Luis Alfredo. Estas são conhecidas como lesões por sobrecarga ou overuse.      

Clique aqui para conhecer as principais lesões que acometem os membros superiores.