Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Revigore com uma boa noite de sono — Hospital Português da Bahia

1 de agosto de 2006

Revigore com uma boa noite de sono

01 August 2006

Revigore com uma boa noite de sonoQuem já não falou um dia, com satisfação, que dormiu como uma pedra? Uma boa noite de sono nos fortifica, nos prepara para uma rotina de trabalho físico e mental e “alimenta a alma”. O sono é regulado pelo cérebro por substâncias químicas, obedecendo um relógio biológico de 24 horas que deve ser respeitado.

O coordenador do Laboratório do Sono do Hospital Português e também secretário da Sociedade Brasileira do Sono, Francisco Hora Fontes, explica que durante o sono ocorrem vários processos metabólicos que, se alterados, podem afetar o equilíbrio de todo o organismo. Como exemplo ele cita a falta de concentração, de produção, sonolência diurna e irritação.

Distúrbios do Sono

Dentre os 84 principais distúrbios do sono catalogados,  Dr. Francisco Hora aponta o ronco seguido de apnéia, doença chamada de Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono (SAOS), e a insônia. Estes são principais motivos que levam os pacientes a procurarem auxilio médico e tratamento. A causa da SAOS, na maioria das vezes, é multifatorial, sendo conseqüência de um colapso ou de um estreitamento da via aérea superior que ocorre durante o sono.

No entanto, para que o tratamento seja apropriado, é vital saber exatamente o que acontece enquanto dormimos. Um exame médico chamado polissonografia, feito no Hospital Português, tem auxiliado no diagnóstico e no tratamento de muitos distúrbios do sono.

Laboratório do Sono

O Laboratório do Sono do Hospital Português, em funcionamento desde 1992, é o pioneiro no estado e já atendeu cerca de 6 mil pacientes. Dispondo de oito leitos, sendo 4 destes recém inaugurados, o Serviço realiza o diagnóstico através da Polissonografia, exame complexo que avalia o paciente à noite, durante o sono, com a realização simultânea de eletroencefalograma, oximetria (verificação da oxigenação sanguínea), eletrocardiograma e avaliação da respiração, movimentos corporais, ronco e tônus muscular.

“O laboratório tem a função de diagnosticar e orientar o tratamento adequado para cada situação. As causas do distúrbios podem ser multifatoriais e precisam ser encaminhadas para as especialidades”, explica Dr. Francisco. Para ser avaliado, o paciente deve dormir uma noite inteira no Laboratório.

Conselhos para Dormir Melhor

  • À noite, procure comer somente alimentos de fácil digestão e não exagerar nas quantidades;
  • Evite tomar café, chás com cafeína (como chá-preto e chá-mate) e refrigerantes derivados da cola, pois todos são estimulantes (“despertam”);
  • Evite dormir com a TV ligada, uma vez que isso impede que você chegue à fase de sono profundo;
  • Não leve livros estimulantes nem trabalho para a cama;
  • Procure usar colchões confortáveis e silenciosos;
  • Tire da cabeceira o telefone celular e relógios;
  • Procure seguir uma rotina, isso ajuda a induzir o sono;
  • Evite que o quarto de dormir seja excessivamente iluminado, abafado, desordenado, quente, frio ou que, de alguma forma, não convide ao sono.

Palestra pública

Para esclarecer a comunidade sobre os Distúrbios do Sono, o Cartão Vida Saudável promoverá um evento gratuito. Participe!
Data: 11 de agosto
Horário: 15h às 16:30h
Local: Auditório Centro Médico Hospital Português
Palestrante: Dr. Francisco Hora
Inscrições gratuitas: (71) 3203-5797