Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Corpo clínico avança na adoção de protocolos cirúrgicos — Hospital Português da Bahia

1 de novembro de 2006

Corpo clínico avança na adoção de protocolos cirúrgicos

01 November 2006

O objetivo é oferecer à comunidade terapias mais eficientes e seguras e com maior racionalização dos custos.

A mudança consiste na definição de protocolos médicos para servirem como ponto de referência à prática de todos os profissionais que atuam neste Hospital. Esses protocolos são uma espécie de “manual” que apresenta diversos aspectos relacionados a determinada doença.

De acordo com o Glossário Temático do Ministério da Saúde, Protocolos Médicos são conjuntos de diretrizes, de estratégias, de critérios e de pautas, provenientes de uma revisão sistemática da evidência científica disponível e de uma avaliação profissional, apresentados de maneira estruturada, tendo como objetivo ajudar os profissionais de saúde e os pacientes em suas decisões.

Desta forma, esta nova política constitui-se em uma ferramenta de padronização da conduta médica da Instituição, tornando públicas suas práticas e possibilitando a democratização de seu conhecimento, além da mensuração mais fácil dos custos relacionados e do grau de eficiência dos seus resultados.

Há cerca de 8 meses, foi iniciada a elaboração dos primeiros protocolos cirúrgicos do Hospital Português. Ao todo, hoje, a Instituição já dispõe de cerca de 70 procedimentos, que estão sendo apresentados aos médicos, colaboradores, empresas e convênios, implementados, paulatinamente.

A elaboração de protocolos clínicos não é novidade no Hospital Português, tal como no atendimento aos pacientes em unidades fechadas, onde os médicos atuantes são exclusivos e, na maioria das vezes, funcionários da casa.

Nesta nova etapa, estão envolvidos cerca de 800 médicos, que fazem parte do corpo clínico aberto, ou seja, aqueles parceiros que estão habilitados a internar seus pacientes no Hospital para conduzir seus atendimentos. Esta dimensão do projeto destaca o enorme valor que um trabalho como este possui, neste momento, especialmente pelo fato de todo o mundo estar discutindo as melhores formas de alcançar maior eficiência na assistência à saúde da população.

Um dos mais recentes protocolos implantados no Hospital Português foi para os casos de cirurgia bariátrica. Trata-se de um procedimento que, apesar de reconhecido internacionalmente pela sua importância frente à epidemia de sobrepeso existente no mundo ocidental, também é relacionado a altos custos e a relativa diversidade de técnicas e materiais utilizados.

Os primeiros benefícios começaram a aparecer através de evidências como a redução dos custos totais dos procedimentos realizados e a redução do tempo de internação. “Trata-se de uma experiência a ser estendida a tantos outros procedimentos de alta complexidade, realizados no Hospital Português”, ressalta o presidente, Armindo Carvalho.