Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Diabetes: diagnóstico preciso e combate eficiente — Hospital Português da Bahia

22 de novembro de 2006

Diabetes: diagnóstico preciso e combate eficiente

22 November 2006

Criado em 1991, o Dia Mundial do Diabetes tem o objetivo de incentivar a conscientização global sobre esta doença e chamar a atenção do público para suas causas, sintomas, complicações e tratamento.

Feridas que não cicatrizam, urina e sede em excesso podem ser sintomas desta patologia que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, atinge cerca de 5,1% da população mundial entre 20 e 79 anos. Além disso, as previsões são pouco otimistas: o número atual de 194 milhões de casos duplicará até 2025 e o mais alarmante é que cerca de 40% dos indivíduos desconhecem ter a doença.

Apesar de ser uma doença crônica, o diabetes tem prevenção e tratamento. O que preocupa, na verdade, é o desenvolvimento de complicações que ocorrem a médio e longo prazo, quando a doença não é efetivamente controlada. A doença afeta o funcionamento de múltiplos órgãos e funções que levam a complicações sérias como infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC), doença renal crônica, gangrena dos membros inferiores e, até mesmo, cegueira

O Diabetes e a Medicina Laboratorial

Como o Diabetes é uma doença causada basicamente pelo desequilíbrio no controle do metabolismo da glicose, a avaliação laboratorial dos níveis de glicose sangüínea pode ser feita através três tipos de exames: da dosagem da glicemia, da hemoglobina glicada (HbA1c) e da frutosamina.

Quando um paciente apresenta uma glicemia em jejum superior a 99 mg/dl é indicada uma avaliação mais criteriosa do metabolismo de carboidratos (açúcares), através da realização de uma curva glicêmica ou da determinação da glicemia pós-prandial. Também pode ser indicada a realização do teste da hemoglobina glicada (HbA1c) com o intuito de avaliar o comportamento médio da glicemia nos últimos três meses. Trata-se de um teste baseado na glicação da hemoglobina, que tem vida média de 120 dias, possibilitando a avaliação do paciente nos últimos meses.

A determinação do percentual desta hemoglobina glicada reflete a quantidade de glicemia circulante nos últimos meses, e isso se traduz como um dos parâmetros de controle e escolha para o tratamento adequado.

Um fator fundamental para a confiabilidade da interpretação dos resultados da dosagem da HbA1c é a metodologia empregada na sua determinação. Para tanto, o Hospital Português utiliza a metodologia Cromatografia Liquida de Alta Performance, a mais fidedigna para a determinação da HbA1c.

Para o diagnóstico de doenças como o diabetes, o Hospital Português implementou recentemente seu próprio Serviço de Medicina Laboratorial, com uma novidade: o Posto de Coleta de Exames para pacientes externos será transferido para o andar térreo do prédio principal, ao lado do Serviço de Bioimagem, com recepção, sala de espera e boxes de atendimento e mais conforto para os atendimentos.

O Serviço realiza exames para todas as necessidades de diagnóstico laboratorial, atendendo as solicitações das diversas especialidades médicas. A Medicina Laboratorial é a especialidade que se utiliza da análise dos diversos tipos de amostras biológicas do corpo humano para auxiliar o profissional médico no diagnóstico de doenças.