Notícias Fique por dentro das novidades

Alta precisão em diagnóstico por imagem — Hospital Português da Bahia

2 de dezembro de 2006

Alta precisão em diagnóstico por imagem

02 December 2006

Alta precisão em diagnóstico por imagemEm janeiro de 2007, mês das comemorações pelos 150 anos do Hospital Português, a Instituição começará a utilizar plenamente a mais avançada tecnologia disponível na atualidade para o diagnóstico por imagem. Instalado em novembro, o aparelho de ressonância magnética de 3 Tesla estará disponível para atendimento aos Clientes internados e externos, garantindo mais eficácia na prevenção e no diagnóstico precoce.

Pioneiro quando o assunto é inovação tecnológica, o Hospital Português investiu cerca de 4 milhões de dólares, através de financiamento bancário de longo prazo, na aquisição de equipamentos de última geração, fabricados pela Philips Medical Systems, com o objetivo de elevar a qualidade dos Serviços de Bioimagem, Medicina Nuclear e Hemodinâmica.

Além do aparelho de ressonância magnética de 3 Tesla, foram adquiridos o de 1.5 Tesla, o tomógrafo computadorizado multi-slices de 64 canais, a gama câmara de duas cabeças, o aparelho de ultra-sonografia multi especialidade EnVisor e o sistema cardiovascular flat detector – Hemodinâmica. Esses equipamentos serão instalados gradativamente.

A ressonância magnética de 3 Tesla propicia maior qualidade e nitidez de imagem. O aparelho instalado no Hospital Português, o Achieva 3.0T, permite grande campo de visão e o sistema de imagens de corpo inteiro é o de mais alta definição disponível no mercado. Tem aplicações abrangentes, prontas para uso clínico. Neuro-imagem, osteo-articular e vascular representam suas áreas de aplicação mais importantes.

Em todo o mundo, a ressonância magnética é utilizada com eficácia para o diagnóstico de doenças cardíacas. Entretanto, nos últimos dois anos tem sido difundido o uso do Tomógrafo Computadorizado Multislices de 64 Canais nessa área. O aparelho adquirido pelo Hospital Português será instalado em 2007, permitindo avanços no estudo do coração, sobretudo das coronárias.

Ideal para aplicações gerais de Medicina Nuclear, a gama câmara de duas cabeças  permite diagnósticos rápidos e eficazes na oncologia, cardiologia e neurologia. O equipamento da Philips, que nos próximos meses estará em operação no Hospital, está associado a um dos sistemas mais avançados do  mundo.

O investimento em equipamentos de ponta, para o diagnóstico por imagem, permite que os profissionais do Hospital Português tenham cada vez mais êxito em duas frentes importantes na Medicina: a  prevenção e o diagnóstico precoce. Com design ergonômico, voltado para o usuário, o aparelho de ultra-sonografia multi especialidade EnVisor combina novas tecnologias e bom desempenho na geração de  imagens.

Os investimentos recentes, com a aquisição do sistema cardiovascular flat detector, fortalecerão o  Serviço de Hemodinâmica, elevando a qualidade da angiografia. A previsão é que os novos equipamentos estejam em pleno funcionamento até abril de 2007.