Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Intercâmbio de informações — Hospital Português da Bahia

27 de julho de 2007

Intercâmbio de informações

27 July 2007

O coordenador da Unidade de Gastroenterologia e Hepatologia (UGH) do Hospital Português, Dr. Paulo Lisboa, foi um dos palestrantes do simpósio ‘Coagulation Disorders in Liver Disease’, na Virgínia, nos Estados Unidos. O evento, voltado para hepatologistas e hematologistas, aconteceu em abril, reunindo cerca de 200 pessoas. O tema central da palestra de Dr. Paulo Lisboa foi Trombose da Veia Porta, destacando a sua influência na morbi mortalidade do transplante de fígado. Em entrevista ao jornal Imagem Real, ele explica porque a participação em simpósios internacionais é tão importante.

Em que medida a participação de médicos da equipe do Hospital Português em eventos internacionais contribui para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pela Instituição?

Esses eventos são patrocinados por associações médicas, onde são apresentadas, por meio de intercâmbio científico (pôsters, temas livres), mesas-redondas ou conferências, as principais novidades da área em relação às novas estratégias terapêuticas, novos insumos terapêuticos e novos estudos diagnósticos. Tudo isso possibilita atualização na área de conhecimento e conseqüente melhoria na assistência ao paciente.

De que maneira eles contribuem para o seu crescimento pessoal e profissional?

O intercâmbio de informações é muito importante. Trocamos experiências com
comunidades científicas diferentes, porém, que realizam pesquisas no mesmo âmbito que o nosso. Com isso, ficamos atentos para o que há de mais moderno na área.

O senhor planeja participar de outro evento internacional nos próximos meses? Qual?

Sim; Atualização Terapêutica em Hepatologia, na Universidade de Barcelona, na
Espanha.