Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Oncologia no Hospital Português — Hospital Português da Bahia

1 de julho de 2007

Oncologia no Hospital Português

01 July 2007

A assistência oncológica na Instituição é multidisciplinar: Centro de Oncologia (Quimioterapia e Terapias Biológicas), Cirurgia Oncológica e Radioterapia formam o tripé para o tratamento especializado do câncer, trabalhando em parceria com os Serviços de Diagnóstico (Laboratório de Anatomia Patológica Silvany Studart, Bio-imagem, Medicina Nuclear, Laboratório de Análises Clínicas, Serviço de Endoscopia) e com outras áreas específicas de terapia e suporte ao paciente, tais como, Nutrição, Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia e Assistência Social.

A criação, em 2006, do Serviço de Iodoterapia e do Centro de Oncologia  completaram a complexa estrutura do Hospital para a assistência oncológica. Os Serviços foram criados dentro de uma filosofia de humanismo e compaixão na  relação com os pacientes/familiares/clientes, excelência nos serviços prestados,  valorização da capacitação profissional e envolvimento da comunidade.

A qualidade do Centro e seus profissionais são reconhecidos nacionalmente. A  Instituição é um dos 13 membros do Instituto Brasileiro de Pesquisa em Câncer (IBPC), organização nacional voltada para o desenvolvimento da pesquisa clínica no Brasil, que viabiliza a aplicação de protocolos nacionais e internacionais.

Recém-chegada do 43º ASCO Annual Meeting, em Chicago, a oncologista Clarissa Mathias, coordenadora do Centro de Oncologia, ministrou, em junho, em São Paulo, uma aula sobre as novidades em câncer coloretal. No mesmo mês, em Barcelona, no “World Congress on Gastrintestinal Cancer” , apresentou um estudo sobre a utilização do anticorpo monoclonal Cetuximabe, em câncer colo-retal em pacientes brasileiros.

O Hospital tem infra-estrutura completa, em termos de prevenção e assistência ao  câncer. Excetuando-se o câncer infantil, atende a todas as manifestações da  doença. A equipe do Centro de Oncologia é formada pelos doutores: Célia Regina, Maria Lúcia Batista, Clarissa Mathias, Ana Carla Franco e Marcos Valverde.