Notícias Fique por dentro das novidades

Ética no atendimento aos pacientes — Hospital Português da Bahia

19 de agosto de 2007

Ética no atendimento aos pacientes

19 August 2007

Eleita no dia 4 e empossada em 11 de julho, cabe a ela zelar pelo cumprimento do protocolo e das normas médicas, além de fiscalizar as ações do corpo clínico e cirúrgico da Instituição. Para falar um pouco mais sobre as atribuições dessa organização composta por médicos, o Jornal Imagem Real entrevistou Dr. Otoni Costa Filho, o presidente da nova Comissão, eleito em substituição ao Dr. Oliveira Guanaes, afastado por motivo de doença. Dr. Otoni é neuro-cirurgião, neurologista e tem uma ligação com o Hospital que já dura 37 anos.

Qual o papel da Comissão de Ética?

Hoje em dia, temos uma ação mais preventiva que fiscalizadora. Queremos impedir que aconteça o problema. A atividade hospitalar e médica é sujeita a uma série de contratempos e resultados não esperados. Os profissionais não são infalíveis, todos são passíveis de algum erro, de algum engano, às vezes, de algo que foge ao controle. Então, o que se garante com a Comissão de Ética é que foram utilizados e empregados os meios adequados, legais e éticos, de acordo com o conhecimento científico e a legislação atual, para que o paciente tenha o melhor tratamento e resultado possíveis.

Como a Comissão procede perante irregularidades?

Realiza sindicâncias para apurar possíveis falhas, mas não tem poder punitivo. Caso seja detectada falha ética, o caso é encaminhado ao Conselho Regional de
Medicina (Cremeb), para que sejam tomadas as devidas providências.

De quantos membros é formada e quem pode participar?

A Comissão de Ética do Hospital Português tem 12 membros. Esse número varia de acordo com o tamanho do corpo clínico de cada hospital. Os membros da
Comissão têm um mandato de 30 meses. Podem se candidatar os médicos que estejam em condições legais e fiscais coerentes e compatíveis com o Conselho Federal e Regional de Medicina; um médico que esteja sendo processado ou passando por investigação, não pode se candidatar.

A criação da Comissão de Ética é uma exigência legal?

O Conselho Federal de Medicina (CFM) determina que todo hospital deve ter uma
Comissão, formada por médicos, para fiscalizar aspectos éticos do atendimento aos pacientes. A Comissão de Ética é um braço do Conselho Regional de Medicina da Bahia (CREMEB), subordinada ao Conselho, não à Diretoria. Na maior parte das vezes, é um órgão de consultoria do médico, do paciente e da administração.

Hospital Português
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.