Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Conhecimento preservado — Hospital Português da Bahia

3 de outubro de 2007

Conhecimento preservado

03 October 2007

Fundado em 1995, o Centro de Estudos Prof. Egas Moniz (Cepem) contribui de forma decisiva para que o Hospital Português cumpra a missão de prestar serviços médico-hospitalares mediante ações de promoção, prevenção, reparação e reabilitação da saúde, norteadas por critérios científicos, modernos e éticos, além de estimular o ensino e a pesquisa.

O Cepem integra a Comissão de Farmácia e o Conselho Técnico da Instituição, estimulando o desenvolvimento ético, técnico e científico. Realiza sessões de atualização, sessões clínicas, conferências, workshops e eventos para promoção da saúde da comunidade, por isso, é um importante espaço para a classe médica baiana.

No Centro de Estudos há mais de oitenta trabalhos catalogados, dentre eles, dissertações de mestrado e teses de doutorado, feitas por médicos da Instituição. “A assistência do Hospital Português é de excelência e polivalente. Nós, além de assistir, temos a função de ensinar e pesquisar, para contribuirmos com a evolução da medicina e projetarmos a imagem do Hospital como centro de excelência também no ensino”, pondera o presidente do Cepem, Dr. Rodolfo Teixeira. Ele analisa todas as propostas de pesquisas, antes de encaminhá-las para o Comitê de Ética.

O Centro sempre estimulou a educação médica continuada, inclusive colaborando
com faculdades e universidades.

São subordinadas ao Centro as bibliotecas Jorge Amado, que conta com livros de temas variados, e a Biblioteca Técnica. O Cepem firmou acordo com a Universidade Federal da Bahia e com a Fundação Oswaldo Cruz, que permitem que médicos do Hospital possam acessar seu acervo bibliográfico.

A mais nova iniciativa do Egas Moniz é o Centro de Cuidados Paliativos, para ajudar a evitar o sofrimento e a dor de pacientes que não têm chance de cura. O objetivo é dar suporte ao paciente, à família e ao luto, através de uma equipe multidisciplinar.

O Centro de Estudos do Hospital Português presta homenagem a um dos maiores
cientistas portugueses, ganhador do Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia, em 1949, o médico e neurocirurgião Antônio Caetano de Abreu Freire Egas Moniz.

Egas Moniz inventou a Leucotomia Prefrontal (conhecida como lobotomia frontal) como método cirúrgico para o tratamento radical de diversos tipos de doenças mentais – técnica largamente utilizada em todo o mundo nas décadas seguintes e que lhe valeu o Prêmio.

Também desenvolveu, em 1927, a técnica da radiografia contrastada dos vasos do cérebro (arteriografia), valioso método para o diagnóstico de várias doenças cerebrais.

Congresso Lusófono – O Cepem representou o Hospital Português no III Congresso Lusófono, que aconteceu em Lisboa, em 20 e 21 de setembro, com especialistas de Portugal, Angola, Moçambique, Guiné, Cabo-Verde, Timor Leste e Brasil. Membro das Comissões Organizadora e Científica, Dr. Rodolfo coordenou mesa-redonda e proferiu palestra. Participaram o Dr. Paulo Lisboa Bittencourt, o Dr. José Melo, o Dr. Sandro Scárdua e o Dr. Augusto Farias. O presidente Armindo Carvalho, e o assessor especial Carlos Manuel de Jesus Ferreira também compareceram. “O Hospital teve participação direta prestigiando seus profissionais e o Congresso”.