Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Centro de Oncologia celebra um ano em sintonia com a comunidade — Hospital Português da Bahia

12 de dezembro de 2007

Centro de Oncologia celebra um ano em sintonia com a comunidade

12 December 2007

Centro de Oncologia celebra um ano em sintonia com a comunidadeO Centro de Oncologia do Hospital Português marcou a passagem de seu primeiro ano de atividades com a apresentação de Sessão Científica e Palestra, ambas realizadas no dia 19 de setembro, no Auditório Adélia Carvalho, do Centro Médico do Hospital Português. Na mesma oportunidade, também foi celebrado o primeiro ano de trabalho do Serviço de Iodoterapia do Hospital. Estiveram presentes, à comemoração, colaboradores da Instituição, médicos e pessoas da comunidade, que prestigiaram as apresentações da oncologista Clarissa Mathias e da médica nuclear Adelina Sanches.

Coordenadora do Centro de Oncologia, a Dra. Clarissa comandou a Sessão Científica Pesquisa Clínica em Oncologia, Iodoterapia e Medicina Nuclear, ao lado da especialista Adelina Sanches. Voltado para profissionais de saúde, o evento contou com a presença, dentre outros participantes, do oncologista Marcos Valverde. Logo em seguida, as duas profissionais proferiram palestra aberta ao público. Intitulada Prevenção em Câncer e Entendendo o Câncer de Tireóide, a palestra empolgou os presentes, que puderam fazer perguntas sobre o tema que aflige tantas famílias.

Neste momento, foi possível saber mais sobre as células cancerosas – “aquelas que perdem a capacidade de morrer”, conforme esclareceu Dra. Clarissa. Além disso, obtiveram informações voltadas para a prevenção, que incluiu orientações sobre dieta saudável – tendo em vista atitudes como a limitação da ingesta de álcool -, além de comportamentos como a proteção contra o sol, sem falar na importância da detecção precoce, fundamental para o tratamento dos quadros de câncer. Estiveram em pauta o câncer de pele, próstata, colo de útero, pênis, entre outros.

Além dos colaboradores, que acompanharam atentamente as palavras das médicas, a dona de casa Maria Nilza Carneiro, 60 anos, aproveitou ao máximo as informações transmitidas na palestra. “Foi muito informativo. São coisas que a população inteira deveria saber. É muito importante porque quando os pacientes são bem informados, ajudam o trabalho do médico”, observou a senhora, que tem pessoas na família com problemas de tireóide.

Já a psicóloga Laíse Andrade, 30 anos, apreciou a iniciativa do Hospital Português no sentido de promover ações voltadas à prevenção de doenças. Coordenadora de Educação e Saúde da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, destacou o fato da palestra estabelecer a relação direta entre médicos e pacientes. “Às vezes, no consultório, não é possível discutir tudo. E é em eventos como este que a saúde é ampliada. Um tira dúvidas com o outro e ambos aprendem. Além do mais elas falaram em prevenção, que tem tudo a ver com educação em saúde”.