NOTAS
24 January 2009
Conversar, falar de suas lembranças e escolhas é o que foi proporcionado aos pacientes do Centro de Oncologia do Hospital Português ao receberem integrantes da Associação Viva e Deixe Viver para uma tarde de muitas histórias. Dentre os cinco textos selecionados para serem ouvidos pelos pacientas oncológicos, contos de Lia Luft, Ziraldo, Rubem Alves e Ana Maria Machado. Para o paciente Antônio Oliveira Santos Silva, em tratamento há cerca de um ano, a iniciativa faz com que todos compartilhem suas vivências e mostrem que muitos problemas podem ser superados. Para Dra. Clarissa Mathias, coordenadora do Centro de Oncologia, a proposta de ouvir e em seguida discutir sobre as histórias, relacionando- as com experiências de cada paciente, possibilita que as pessoas possam interagir, promovendo um relaxamento que as distancia do desconforto inerente ao tratamento oncológico.
O Manual do Corpo Clínico, que já está sendo distribuído pela Gerência Técnica, é um instrumento que reúne uma série de conceitos e referenciais da prática médica, voltados para profissionais da Instituição, com o objetivo normativo, educativo e orientador, a fim de que, a cada dia, o atendimento médico-assistencial se aprimore. Guarde no bolso do seu jaleco. Você vai precisar…
A tradicional Missa de Natal do Hospital Português aconteceu no dia 17/12, no estacionamento G6, sendo celebrada pelo padre Uelson, com a participação de Padre Abel, da Paróquia de Sant’ Ana. A cerimônia, que contou com a presença de membros da diretoria, além do presidente Armindo Carvalho e sua esposa, Adélia Carvalho, teve leituras bíblicas feitas por colaboradores. Ao final, foi feita a entrega dos presentes doados pelos funcionários às crianças do Lar Joana Angélica e do Orfanato Minha Avó Flor. O Assessor Especial da Diretoria, Carlos Manuel Ferreira, ressaltou em seu discurso o valor e a importância do Natal.
O Hospital Português recebeu a visita do diretor médico corporativo do Hospital São Luiz, Ruy Bevilacqua, junto com outros representantes da Instituição. A equipe veio conhecer o prontuário eletrônico do Hospital Português, pois tem a intenção de adotar o sistema na rede paulista de hospitais. O prontuário eletrônico do Hospital Português é considerado bastante avançado e pioneiro no país. Na ocasião, os dirigentes aproveitaram para conhecer as instalações do HP.