Notícias Fique por dentro das novidades

UTI do Hospital Português é referência na Bahia — Hospital Português da Bahia

27 de março de 2009

UTI do Hospital Português é referência na Bahia

27 March 2009

UTI do Hospital Português é referência na BahiaQuando se fala em Unidade de Tratamento Intensivo, o Hospital Português é referência na Bahia e no  Nordeste. Prestando um serviço de primeira linha a pacientes de alta complexidade, a UTI do HP conta com aparelhos de última geração e uma equipe multidisciplinar qualificada, composta por  médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, psicólogos, nutricionistas e técnicos de enfermagem.

O coordenador da UTI do Hospital Português, Dr. Octavio Messeder destaca que a Unidade vem passando por constante modernização. “A UTI está buscando aprimorar sua missão e seus processos dentro do novo modelo de gestão implantado pelo Hospital Português. Isto requer, por exemplo, reformulação de fluxos e implementação de novos protocolos. O objetivo é incrementar a qualidade na assistência e aprimorar a vigilância”, declara Messeder.

A coordenação da UTI do HP é auxiliada pelos médicos Augusto Farias e José Mário Teles. Os três profissionais exercem também a função de diaristas, garantindo cuidado horizontal aos pacientes da Unidade. A UTI reúne 24 leitos e uma equipe de 23 médicos plantonistas.

Dr. Octavio Messeder salienta também que a UTI do Hospital Português é muito atuante na área de pesquisa, promovendo trabalhos com o Sistema de Internato em Pesquisa da UTI da Instituição. Os trabalho são freqüentemente apresentados em congressos nacionais e internacionais e publicados na literatura da área de medicina intensiva.

Transformação

Desde meados da década de 90, o atendimento nas UTIs vem sendo reavaliado e sofre transformações profundas. O novo conceito das unidades une tecnologia, humanização e a presença da família para ajudar na recuperação. Os equipamentos mais sofisticados, criados para agredir o mínimo possível o paciente, com cortes e picadas de agulha, amenizam o sofrimento. A visão contemporânea da recuperação de traumas também valoriza o acolhimento das carências emocionais do paciente e de sua família. Especialistas garantem que a visita dos familiares é um convívio positivo. Ouvir a voz e receber um carinho do ente querido trazem segurança. Mesmo sedado, o paciente sente a presença e reage bem.

A abertura para as famílias está exigindo que a rede de profissionais que atuam nos centros de tratamento intensivo, como enfermeiros, psicólogos e fisioterapeutas, seja capacitada para uma nova tarefa. O sucesso dessa relação depende, sobretudo, da sensibilidade para cuidar do outro. A UTI do HP está sintonizada com estas novas tendências e promovendo sempre o aprimoramento dos seus serviços.