Notícias Fique por dentro das novidades

CME ganha novas instalações — Hospital Português da Bahia

25 de abril de 2009

CME ganha novas instalações

25 April 2009

CME ganha novas instalaçõesResponsável pela esterilização de todo o material utilizado nos centros cirúrgicos e nas demais Unidades do Hospital Português, a Central de Material Esterilizado (CME) vai ganhar novas instalações. O setor passará a funcionar no terceiro andar do novo prédio anexo do HP (Edifício José Marcos dos Santos), numa área com estrutura física mais ampla, atendendo ao fluxo unidirecional, de acordo com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A mudança vai proporcionar uma melhor distribuição do espaço da CME, resultando em melhoria do fluxo dos serviços, otimização dos processos, maior segurança e redução do índice de infecções.

Entre os diferenciais da Central de Material Esterilizado do Hospital Português estão os equipamentos de alta tecnologia e a equipe de profissionais qualificada. “O Hospital Português sempre está investindo em equipamentos de esterilização modernos, a exemplo das duas autoclaves de barreira, adquiridas recentemente”, ressalta a enfermeira-chefe da CME, Ivana Meira. A Unidade já está funcionando parcialmente no novo espaço, de aproximadamente 220 metros quadrados, e a mudança total deve acontecer dentro de alguns meses.

Ivana Meira destaca que a Central sempre se preocupa em seguir as normas da Anvisa. Exemplo disso está na adoção, antecipada, da medida prevista na nova portaria do ÒÓrgão, publicada em 28 de fevereiro de 2009, que determina que os materiais de cirurgia endoscópica não sejam esterilizados em produto químico.

“O Hospital Português dispõe de equipamento que realiza esterilização em baixa temperatura com peróxido de hidrogênio, não danificando os materiais termo-sensíveis, tendo sido o primeiro hospital do Norte-Nordeste a adquirir o maquinário específico. A CME já adota esta medida há muito tempo, o que mostra o cuidado e a preocupação com a segurança dos pacientes em relação ao controle da infecção hospitalar”, salienta a enfermeira-chefe.

Os processos de desinfecção e esterilização, realizados pela Central de Material Esterilizado, abrangem todos os instrumentos utilizados em cirurgias e equipamentos ventilatórios, além de materiais para curativos, aventais, tecidos, entre outros. A CME conta com uma equipe de 31 profissionais, sendo 2 enfermeiras, 26 técnicos de enfermagem e 3 auxiliares de serviços hospitalares.