Notícias Fique por dentro das novidades

Enfermeiros têm múltiplas funções — Hospital Português da Bahia

30 de Maio de 2009

Enfermeiros têm múltiplas funções

30 May 2009

Enfermeiros têm múltiplas funçõesUma das áreas mais disputadas no atual mercado de trabalho, a Enfermagem vem crescendo, está cada vez mais valorizada e com muitas especializações, a exemplo de esterilização e obstetrícia. Para o público leigo, o enfermeiro é um mero ajudante do médico, ou aquele que apenas administra a medicação, dá banho no leito do hospital, aplica injeções e realiza curativos. Mas as atribuições desses profissionais, que no dia 12 de maio comemoram o Dia da Enfermagem, vão muito além. Eles sistematizam a assistência aos enfermos, atuam na promoção e recuperação da saúde, na prevenção de doenças, na elaboração de diagnósticos e prescrições de enfermagem e são responsáveis pelo cuidado do paciente durante 24 horas por dia.

Com a experiência de 25 anos de profissão, sendo 20 deles dedicados ao Hospital Português, a enfermeira Margareth Correia Teixeira diz que é preciso “se doar” para atuar na área de Enfermagem. “É uma profissão que exige entrega, envolvimento, pois trabalhamos com vidas, com pessoas fragilizadas, com problemas. Se tiver amor pelo que faz, vai se realizar profissionalmente”, declara Margareth, que atua na Unidade de Hemodiálise e é uma das integrantes do recémcriado Comitê de Enfermagem do Hospital Português – novo modelo de gestão do Setor de Enfermagem da Instituição.

A opinião é reforçada pela enfermeira- chefe da Unidade de Gastroenterologia e Hepatologia (UGH) do Hospital Português, Maria Auxiliadora Evangelista. “A Enfermagem é uma profissão trabalhosa, que requer uma dedicação enorme, tanto física quanto psicológica. Tem que gostar do ‘cuidar’. Enquanto o médico cura, o enfermeiro cuida para atingir essa cura. Além de todas as suas atribuições, o enfermeiro sempre supervisiona ou coordena o setor onde atua”, comenta a enfermeira, que trabalha há 17 anos no Hospital Português, de um total de 22 de profissão. Referência para os profissionais da área, o Serviço de Enfermagem do Hospital Português é considerado um importante centro de formação. Atualmente, o HP conta com mais de 180 enfermeiros, distribuídos nas mais diversas Unidades.

Os enfermeiros podem trabalhar em quatro segmentos: na área clínica (ambulatórios, postos de saúde e unidades de reabilitação), em hospitais (UTI, enfermarias e ambulatórios), na área de saúde coletiva ou ainda realizando trabalhos educativos na comunidade. Outra opção é seguir a carreira acadêmica, como professor ou como pesquisador. “A enfermagem vem se aprimorando, ganhando novos espaços, mas não se pode perder a essência do cuidar”, salienta a enfermeira-chefe da Unidade de Internação do HP, Dulcinea Oliveira Alves, também membro do Comitê de Enfermagem.