Notícias Fique por dentro das novidades

O recém-nascido e os cuidados iniciais — Hospital Português da Bahia

25 de abril de 2010

O recém-nascido e os cuidados iniciais

25 April 2010

Os primeiros dias após o nascimento do bebê costumam deixar mães e pais aflitos e inseguros quanto aos cuidados e ao desenvolvimento fisiológico da criança. Qual é a forma certa de segurar o recém-nascido para dar banho, amamentar e arrotar? Como fazer a limpeza do umbigo? O bebê está com ganho ideal de peso? Em que situações podemos inserir outros alimentos diferentes do leite materno? Essas são algumas das dúvidas que cercam pais e familiares. “A amamentação, a higiene, o curativo do coto umbilical e a observação dos padrões de normalidade fisiológica estão entre os cuidados mais importantes com o recém-nascido”, afirma a enfermeira-chefe do Serviço de Neonatologia da Maternidade Santamaria, Tânia Barbosa.

É sempre bom ressaltar que o leite materno é de fundamental importância para o bebê. “Não existe leite materno fraco, todo leite materno é bom”, ressalta Tânia Barbosa. Após mamar, deve-se colocar o bebê para arrotar. Ele deve ficar no colo, em posição ereta, por 3 a 5 minutos de cada lado. Alguns tapinhas firmes nas costas podem ajudá-lo a arrotar. Arrotando ou não, o bebê deve ser colocado para deitar em decúbito lateral direito (lado direito para baixo). Esta posição evitará o engasgo.

O banho pode ser dado com água morna, em torno de 37ºC, tratada ou fervida e sabonete neutro. A mão que segura o bebê deve ser sempre a mesma, deixando a outra livre para o sabonete, pois com a mão ensaboada será mais difícil segurar a criança.

Apesar da apreensão de alguns pais para cuidar do umbigo, o procedimento é tranquilo. Deve ser feita uma higienização diária, adequada, para evitar o risco de infecção. Quanto mais seco o coto umbilical for mantido, mais rápido ele se desprenderá (em geral entre 7 e 10 dias). Para esterilizar e secar, aplicar solução de álcool absoluto ou a 70%, embebido em gaze e enrolar no coto umbilical. Não se deve usar soluções ou pós antissépticos, nem faixas ou esparadrapos. O umbigo precisa ficar seco e arejado.
 
Curso – Para ajudar nos cuidados com o recém-nascido, a Maternidade Santamaria vai oferecer, mensalmente, a partir de abril, o Curso Preparatório para os Pais. Entre os temas abordados estarão cuidados nutricionais e com a higiene, curativo do coto umbilical, padrões de normalidade e anormalidade do bebê e orientações visando o desenvolvimento da criança, como amamentação, ganho de peso e vacinação. O curso – resultado de um trabalho multiprofissional que envolve neonatologista, enfermeiras, fisioterapeutas, psicólogas, nutricionistas e assistentes sociais – contará com apresentações teóricas, exibição de filme e oficinas. O curso é gratuito.