Notícias Fique por dentro das novidades

9 meses de emoções e transformações — Hospital Português da Bahia

30 de maio de 2010

9 meses de emoções e transformações

30 May 2010

9 meses de emoções e transformaçõesMomento sublime, sensação única, dádiva, turbilhão de emoções. As palavras usadas para descrever a gravidez são uma mostra da importância e intensidade dessa fase na vida das mulheres. Na edição do Mês das Mães, a revista Imagem Real homenageia as grávidas, de primeira viagem ou não, trazendo dicas e informações para uma gestação feliz e saudável. 

A gravidez exige cuidados especiais com a saúde. Afinal, além de o corpo passar por muitas transformações, a mãe é a fonte de suprimentos do bebê. Tudo o que ela absorve – alimentos, emoções, luz solar – passa para o filho. É hora de reavaliar hábitos e atitudes. Alimentação balanceada, prática moderada de exercícios físicos e acompanhamento pré-natal estão entre as orientações de médicos especialistas, para ajudar as mães a levar uma gestação tranquila e garantir que a criança chegue forte e sadia.

Durante toda a gravidez, é importante ingerir comidas saudáveis e controlar a alimentação, evitando sal, frituras, gorduras, massas e refrigerantes. Deve-se também evitar ficar grandes intervalos de tempo sem consumir algum alimento e suspender líquidos durante as refeições.

A atividade física na gestação é permitida desde que  não haja contra-indicações, segundo o coordenador médico da Maternidade Santamaria, o obstetra Dr. Leomar Lyrio. “Optamos por iniciar os exercícios a partir do início do segundo trimestre e aconselhamos sempre um profissional orientador com conhecimento específico”, orienta. A hidroginástica e a caminhada são algumas das atividades recomendadas para as mamães.

A realização de exercícios durante a gravidez ajuda também a prevenir as dores de coluna, tão comuns nessa fase. É importante também a adoção de postura correta na hora de sentar e dormir. Ao sentar, a mulher deve manter a coluna ereta em uma cadeira confortável, não carregar objetos pesados e dividir os pacotes nas duas mãos, dobrar o joelho – e não a coluna – ao pegar algo no chão e dormir de lado, com um travesseiro entre as pernas.

Dr. Leomar Lyrio salienta que existem inúmeras alterações para a mulher na fase da gravidez – físicas  e psicológicas. “Nas alterações físicas encontramos tanto mudanças morfológicas quanto funcionais. Os órgãos adaptam sua fisiologia, ou seja, sua função, de acordo com a alteração anatômica sofrida. Estas alterações variam a depender da idade gestacional e de paciente para paciente. As mais importantes mudanças são registradas no aparelho cardiorrespiratório, digestivo e locomotor”, explica.
Primeiro trimestre
Nessa fase, os hormônios da gravidez, principalmente o HCG, podem causar desde um mal-estar matinal às acnes, passando por náuseas, vômitos, enjoos, irritação, sonolência e cólicas. Os seios ficam maiores e doloridos e veias azuladas podem aparecer no peito. Tudo por causa da maior circulação sanguínea no corpo da mãe. É o momento de iniciar o pré-natal (o médico pede vários exames: hemograma, tipagem sanguínea, glicemia para diabete, sífilis, hepatites B e C, HIV e urina tipo 1, entre outros) e fazer as primeiras ultrassonografias. Para combater as náuseas da manhã, o ideal é comer pequenas porções, várias vezes por dia, principalmente de carboidratos, como pão e bolachas salgadas.

Segundo trimestre

É um período mais estável que o anterior. O organismo já se altera visivelmente, as mamas já se preparam para a produção de leite, a barriga começa a aparecer. O bebê se mexe por volta do quinto mês. O ultrassom morfológico é bastante aguardado porque revela se o bebê está bem, se está crescendo. No final do segundo trimestre, alguns desconfortos podem recomeçar. Os mais comuns são as cãibras à noite e a azia, que pode ser controlada com alimentação mais leve. A gestante deve evitar comer e deitar e deve beber mais leite, porque nessa etapa o feto cresce muito rápido e retira o cálcio do organismo da mãe.

Terceiro trimestre

A mamãe entra na reta final da gravidez e deve fazer um número maior de consultas médicas, pois nesse período é possível detectar a pré-eclâmpsia, síndrome que faz a grávida reter líquidos, ter sua pressão alterada e elevada e eliminar proteínas pela urina. Também são feitos os exames finais de ultrassonografia e a cardiotocografia, que verifica se há contrações e como andam os batimentos cardíacos do bebê. A mãe deve repetir alguns exames, como o de urina e o hemograma. A partir do oitavo mês, a gestante sente mais o peso do bebê e em geral fica mais lenta, cansada e com falta de ar, porque o útero está comprimindo seu diafragma. Até o final da gestação, o útero cresce mil vezes o tamanho original. A sonolência permanece. O útero passa a se contrair na intenção de preparar a mãe para o parto. É hora de fazer a contagem regressiva, pois a ansiedade de ver a carinha do bebê e tê-lo nos braços é enorme.
 

DICAS:

  •  Beba bastante líquido.
  • Não fique em pé ou sentada durante muito tempo. – Repouse sempre que possível.
  • Sente-se sempre com as costas retas e, se necessário, coloque uma almofada para ter melhor apoio.
  • Ao levantar-se da cama, faça-o com movimentos suaves, espreguiçando-se, pois isso é bom para as articulações e para a musculatura.
  • Faça exercícios de alongamento, quando orientada.
  • No caso de cãibras, friccione o local dolorido e faça compressas quentes na região.
  • Mantenha uma atividade normal, sem fazer esforços excessivos. A prática de esportes leves é permitida. Evite uma vida muito sedentária.
  • Não fume em hipótese alguma. O fumo na gravidez é danoso ao bebê.
  • Use sutiãs de alças e base largas; se possível, tome banhos de sol diariamente nas mamas, por 15 minutos.
  • Para fortalecer os mamilos, provoque atrito com uma toalha após o banho. Evite o uso de cremes ou pomadas hidratantes nos mamilos.
  • Evite aumento excessivo de peso; faça uma dieta balanceada.
  • Atenda sempre à vontade de urinar. É normal a diminuição dos intervalos por causa do aumento da pressão do útero sobre a bexiga, ocorrendo em especial nos 3 meses iniciais e no final da gestação.
  • Contra azia, coma pequenas quantidades de alimentos várias vezes ao dia; não deite logo após comer; tome água gelada entre as refeições; evite alimentos ácidos, condimentados ou muito gordurosos.
  • Para combater náuseas e vômitos, faça uma alimentação matutina leve; procure ingerir líquidos e sólidos separadamente; mastigue bem os alimentos; e, caso saiba os horários do dia em que os sintomas costumam aparecer, tente se alimentar 30 minutos antes.