Notícias Fique por dentro das novidades

A arte do cuidar — Hospital Português da Bahia

18 de maio de 2010

A arte do cuidar

18 May 2010

A arte do cuidarA enfermagem é uma profissão secular, que teve como precursora a Enfermeira Florence Nightingale. Esta profissão vem evoluindo e ganhando espaço em diversas áreas. Além de atuar na prevenção, promoção e recuperação da saúde, tem fundamental importância no ensino e pesquisa, tendo como essência a Arte do Cuidar.

O cuidado não é limitado à saúde do corpo, mas estende-se ao alívio do sofrimento de um modo geral. Muitas vezes, conversar com o paciente, ou até mesmo só ouvir o que ele tem a dizer, é tão importante quanto administrar os medicamentos. “Como estamos 24h acompanhando o paciente, atuamos como elo de ligação entre o paciente e demais membros da equipe multiprofissional, sendo também co-participativo nas relações interfamiliares”, explica Edvane Batista, enfermeira chefe da Unidade de Pós-operatório Cardiovascular do HP. “É preciso ter compromisso, ser ético, saber ouvir e guardar para si o que ouviu”, completa Milena Pereira, enfermeira chefe do Serviço de Bioimagem do HP.

Engana-se quem pensa que a profissão requer pouco de quem a desempenha. Todas as ações da enfermagem são baseadas na ciência e na arte do cuidar, fundamentada na sistematização da assistência. Para exercer bem a sua função, esse profissional deve, antes de tudo, gostar de prestar cuidado. Dulcinéa Oliveira, coordenadora do serviço de Enfermagem do Hospital Português, chama a atenção para a importância disso: “o enfermeiro que não gosta de prestar cuidado possivelmente está na profissão errada”. 

Responsabilidade e espírito de liderança também são fundamentais. Milena fala do papel do enfermeiro na equipe: “é preciso ser responsável, ter criatividade, visão holística, além de desenvolver atividade de educação continuada em serviço, visando à capacitação de seus profissionais”. Enxergar o paciente em toda sua complexidade dá ao profissional a consciência de que seu trabalho não diz respeito a apenas um aspecto da vida das pessoas. “Saber se colocar no lugar do outro, ter compaixão, não permitir que o cuidado caia na rotina. Quando você encara como rotina, você perde a motivação”, conclui Dulcinéa.

Ao falarem do trabalho desenvolvido pelos profissionais de Enfermagem do Hospital Português, as três são unânimes: o maior objetivo de toda equipe é a qualidade da assistência e a segurança do paciente. “Estamos sempre buscando capacitação para tratar o paciente com a máxima segurança. Já trabalhamos assim, mas queremos atingir a excelência”, finalizam.