Notícias Fique por dentro das novidades

Malhação ideal — Hospital Português da Bahia

18 de Maio de 2010

Malhação ideal

18 May 2010

Malhação idealNa hora de praticar atividades físicas, os cuidados vão muito além do controle da carga de exercícios. Entre os procedimentos importantes estão também o aquecimento completo, a alimentação balanceada e o uso de roupas adequadas. Confira as orientações do personal trainner Alexandre Winter, convidado do HP Vida Saudável. 

HPVS – Por que é tão necessário se aquecer antes de iniciar alguma atividade física?

AW – É imprescindível. Antes de iniciar qualquer tipo de exercício físico, recomenda-se o aquecimento e alongamento dos membros inferiores e superiores, dando mais ênfase aos grupos musculares que serão mais solicitados, de acordo com a atividade a ser realizada. Sua duração pode variar de 8 a 10 minutos, tendo como benefícios uma melhoria na circulação periférica, aumento da temperatura dos tecidos musculares, lubrificações das articulações, evitando-se lesões nas fibras musculares, articulações, tendões e ligamentos, bem como fadiga e câimbras.

HPVS – Quais exames devem ser feitos antes de entrar na academia?

AW – Deve-se procurar um médico, que poderá solicitar exames clínicos específicos, tais como eletrocardiograma, ergoesperometria, exames sanguíneos, etc, além de indicar uma atividade de acordo com a necessidade do indivíduo. Os resultados obtidos darão segurança tanto ao praticante do exercício físico, quanto aos educares físicos que o acompanharão durante as atividades. Quanto ao educador físico, ele realizará uma anamnese minuciosa, a fim de investigar hábitos alimentares, histórico de atividades físicas, frequência com que pratica as atividades, esportes preferidos, etc, juntamente com uma avaliação física e antropométrica, analisando as medidas, circunferências e percentual de gordura corporal, aferição dos batimentos cardíacos e pressão arterial, classificando-o de acordo com os resultados encontrados. Mediante os resultados, realiza-se a prescrição e montagem do treinamento personalizado. Cada indivíduo possui uma aptidão física e respostas diferentes a estímulos iguais, a carga ideal de treinamento é empregada inicialmente num processo progressivo, chamada fase de adaptação, e aumentada gradativamente de acordo com a evolução do individuo, seja na carga, duração, intensidade, etc.

HPVS – Qual a vestimenta ideal para a prática de exercícios?

AW – O praticante deve usar roupas leves, que facilitem a transpiração e a troca de calor com o meio externo, promovendo, com isso, o equilíbrio da temperatura corporal interna. Também utilizar roupas confortáveis e flexíveis, cujo material permita uma boa mobilidade articular e uma boa biomecânica, não ocasionando possíveis assaduras. Evitar ao máximo roupas de algodão ou de tecidos pesados. Deve-se também usar um tênis indicado ao tipo de pisada.

HPVS – Quais os perigos de praticar atividade física em jejum?

AW – É um grande risco para a saúde. O corpo necessita de energia, obtida através dos alimentos, para realizar suas funções vitais, e ainda mais para a prática esportiva. O organismo em jejum, durante uma atividade física, fica vulnerável, podendo ocorrer uma hipoglicemia e uma baixa na pressão sanguínea arterial, tendo como consequência tontura e mal-estar, podendo afetar o sistema imunológico e, por fim, adoecendo. É importante também se hidratar antes e, se possível, durante a prática esportiva, de preferência com um isotônico, mas em quantidade pequena, para que não haja desconforto. Ao logo do dia, a alimentação deve ser balanceada e fracionada, orientada por um nutricionista desportista. Vale ressaltar que não devemos consumir suplementos alimentares por conta própria.

HPVS – Quais os riscos que uma sobrecarga de exercícios pode trazer? 

AW – Overtraining é uma designação de excesso no treinamento, por isso deparamos com praticantes que sentem de alguma forma os resultados dessa sobrecarga. O organismo apresenta uma grande estafa física e posteriormente mental. Segundo médicos especialistas em medicina esportiva, o excesso de treinamento fora do parâmetro de cada individuo provoca manifestações de ordem física, psíquica ou emocional. Os principais sintomas são perda de apetite, peso, insônia, irritação, ansiedade, depressão, agressividade, pequenas lesões.