Notícias Fique por dentro das novidades

Alimentação equilibrada — Hospital Português da Bahia

1 de julho de 2010

Alimentação equilibrada

01 July 2010

Alimentação equilibrada A alimentação saudável deve reunir todos os nutrientes que o organismo necessita. Um cardápio balanceado deve conter, diariamente, carboidratos, lipídeos e proteínas, além das vitaminas, sais minerais e fibras. Os carboidratos, sob a forma de glicose, frutose, sacarose, maltose, lactose, amido, entre outras, são a maior fonte de energia para o organismo. Legumes e verduras são ricos em vitaminas, sais minerais e fibras. Possuem nutrientes essenciais a diversas funções do organismo, como por exemplo, as suas reações metabólicas. Frutas são boas fontes de vitaminas, sais minerais e fibras, principalmente quando consumidas ao natural.

Já as carnes, ovos e leguminosas como feijão, lentilha, ervilha, grão de bico e soja, além de nozes e castanhas, são os alimentos construtores, necessários para a construção e manutenção dos tecidos orgânicos, formação de enzimas, hormônios e vários líquidos e secreções corpóreas e preservação do sistema de defesa. São alimentos ricos em proteínas, vitamina B12 e minerais como zinco e ferro. Leite e derivados são os maiores fornecedores de cálcio, mineral envolvido na formação dos ossos e dentes, contração muscular e na ação do sistema nervoso. Os lipídeos (óleos e gorduras) constituem fonte de energia mais concentrada que a dos carboidratos e das proteínas. Além disso, uma vez transformados em tecido adiposo, são uma forma de armazenamento de energia. Devem ser consumidos com moderação.

O Serviço de Nutrição do Hospital Português tem o objetivo de fornecer uma alimentação balanceada e segura do ponto de vista nutricional e microbiológico. Além da busca pelo equilíbrio nutricional, fator de grande importância para a promoção da saúde, o Serviço assume importante papel na humanização da atividade hospitalar, oferecendo sabor e estética à alimentação. Uma das propostas é desmistificar a história de “comida de hospital” como algo sem sabor. “Todos os detalhes são minuciosamente pensados – coloração, variedade, disposição, temperatura – de maneira a estimular o paciente. Pensamos em cada detalhe do que é servido para que o paciente sinta que tudo foi feito com carinho e atenção especiais”, conta a chefe do Serviço de Nutrição do HP, Gildete Fernandes.

O atendimento é totalmente personalizado, com visitas diárias a todos os pacientes internados para o acompanhamento nutricional de cada um deles. “Nesse contato, as nutricionistas passam a entender os hábitos alimentares dos pacientes e aproveitam o momento para passar explicações técnicas para que eles também possam participar do trabalho realizado pela Nutrição em prol da sua saúde”, explica Gildete Fernandes.

Referência no atendimento a pacientes internados, o Serviço de Nutrição do Hospital Português é responsável por cerca de 2 mil refeições servidas diariamente na Instituição, incluindo também os colaboradores do Hospital e acompanhantes. O Setor é composto por 15 nutricionistas, que se distribuem nos três turnos nas áreas de assistência e produção.