Notícias Fique por dentro das novidades

A presbiopia ou “vista cansada” — Hospital Português da Bahia

30 de setembro de 2010

A presbiopia ou “vista cansada”

30 September 2010

A presbiopia ou “vista cansada”Moacyr Freitas Júnior*

Você tem entre 37 e 43 anos, começa a ter uma certa dificuldade de enxergar as letrinhas do livro que gosta de ler antes de dormir e pensa: “Estou exausto. Meu dia foi difícil”. Este diagnóstico, de um dia cansativo para não conseguir ver nitidamente as letras, vem sempre antes da pessoa perceber que mesmo nos dias ditos normais a dificuldade é a mesma. Então tenta “regular” a distância entre o livro e os olhos para ver se melhora; regula o foco da luz da luminária. Melhorar, melhora, mas só no começo.

Assim como qualquer mecanismo que trabalha intensamente, os olhos humanos também se desgastam com o tempo e suas estruturas sofrem alterações que impedem seu perfeito funcionamento.

O nome presbiopia vem da palavra grega presbus, que significa “homem velho”, e um apelido da presbiopia é “vista cansada”, afinal, em pessoas jovens, a lente do olho é mais flexível, capaz de mudar rapidamente seu formato para focalizar a imagem.

O cristalino é como uma lente e, quando em plenas condições, é macio, flexionando-se de maneira suficiente para adequar e reproduzir a imagem dos objetos com nitidez. Mas quando essa elasticidade é reduzida, perde-se o poder de acomodação e o foco passa a ser feito fora da retina, resultando na formação de imagens embaçadas. Com o passar dos anos o cristalino fica mais rígido e opacifica, formando a catarata.

Os primeiros sintomas ocorrem geralmente ao ler um jornal ou revista, letras miúdas como bulas de remédios, ou observar detalhes de pequenos objetos. Essas tornam-se atividades complexas para quem desenvolve presbiopia, e o indivíduo sente a necessidade de utilizar lentes corretivas. Além disso, surgem constantemente dores de cabeça, ardência nos olhos ou sensação de pálpebras pesadas.

Nessa fase, conforme cada caso, o oftalmologista prescreverá óculos só para a leitura ou óculos com lentes bifocais e multifocais, que tenham foco para leitura e para a distância. A alternativa ao uso de óculos, para a presbiopia, é o uso de lentes de contato multifocais ou bifocais. Com o passar da idade, aumentam as dificuldades, sendo necessária a mudança de grau com mais frequência (a cada ano e meio, em média).

Existem procedimentos cirúrgicos para correção da vista cansada, que são: a cirurgia refrativa com laser e, nos casos de pacientes com catarata, faz a retirada do cristalino e implanta uma lente intra-ocular multifocal.
Curiosidades:

  • – A presbiopia não é uma doença, é antes uma evolução natural da visão que diminui a capacidade de focagem em objetos ao perto.
  • – 40% da população mundial é présbita e esse número tende a crescer.
    – Homens e mulheres são afetados – os primeiros sintomas são normalmente sentidos entre os 40 e os 50 anos.
  • – Ninguém pode escapar à presbiopia. Não pode ser prevenida, é um fenômeno natural.
  • – O importante é realizar regularmente exames visuais que poderão detectar também outras anomalias.

* Oftalmologista, especialista em Córnea e Plástica Ocular, atende no Centro Médico Hospital Português