Notícias Fique por dentro das novidades

Transplante capilar — Hospital Português da Bahia

12 de outubro de 2010

Transplante capilar

12 October 2010

Marta Zollinger*

A cirurgia plástica, dentro da sub-especialidade da cirurgia da calvície, oferece o transplante capilar. Técnica consagrada para o tratamento definitivo da calvície masculina e feminina, é uma cirurgia com rigores de muitos detalhes que deverá ser realizada por um cirurgião especialista nesta área.

Com a evolução da tecnologia, a era é marcada pelas megassessões, onde é possível preencher uma extensão grande da calvície, algumas vezes apenas em uma etapa cirúrgica, com a utilização de microscópios para obtenção e total aproveitamento das unidades foliculares, sendo hoje o método de eleição para a técnica do transplante capilar.

Na atualidade, observa-se um grande aumento do número de jovens já com calvície instalada ou em progressão, e existe na maioria uma busca incessante em evitá-la.

Ocorre o mesmo entre as mulheres. Aumenta em número a calvície feminina, na ordem de 20% do sexo feminino, que é de caráter difuso e devido a agressores químicos, alisamentos, tintas etc e fatores endógenos. Estresse, genética, alterações hormonais, doenças sistêmicas e do couro cabeludo são causas comuns.

Uma entre cinco mulheres possui algum tipo de rarefação capilar. No caso dos homens, o fator genético e hormonal é o grande vilão, por isso androgenética (hormônio masculino testosterona e predisposição familiar).
O tratamento cirúrgico é de excelente resultado, absolutamente natural, sem qualquer tipo de estigma. É realizado em regime de hospital-dia, com pós-operatório tranquilo, cuidados mínimos e retorno rápido às atividades habituais.
Existem várias razões para o crescimento da procura para o tratamento da calvície masculina e feminina: além dos constantes avanços da técnica, com várias publicações para qualificar os resultados, a busca incessante do bem-estar e do aumento da auto-estima, o apelo da mídia, entre outros, fazem da calvície em ambos os sexos uma característica indesejável, que leva a estigmas, muitas vezes de ordem grave, com necessidade de acompanhamento psicológico, principalmente entre os jovens.

Para o sucesso no tratamento da calvície é necessário estabelecer a correta indicação cirúrgica, verificar o número de fios da área doadora, características do fio do cabelo, coloração do mesmo, idade, desenho e posicionamento da primeira linha. Estes detalhes conferem os aspectos mais desejados pelos cirurgiões de calvície e pacientes: naturalidade e densidade no resultado.

* Cirurgiã plástica, especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), pós-graduada em Cirurgia Plástica e Capilar em Barcelona e membro sócio fundador da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Restauração Capilar, atende no Centro Médico Hospital Português.