Notícias Fique por dentro das novidades

Atividade física e saúde — Hospital Português da Bahia

1 de dezembro de 2010

Atividade física e saúde

01 December 2010

Atividade física e saúdePor Fernando Garcia

Estamos finalizando a primavera e entrando na estação tão esperada, o verão. Quando falamos nesta estação, lembramos imediatamente de sol, praia, festas e paquera. Tudo isso nos remete a um corpo perfeito e muita malhação. É aí que temos que tomar cuidado. Sabemos que, para alcançar esses objetivos, utilizamos meios muitas vezes sem qualquer orientação profissional. Vale lembrar que certas lesões no aparelho locomotor podem ser graves e muitas vezes irreversíveis. Desta forma, antes de enfrentarmos a maratona para melhor aproveitar o verão, devemos tomar alguns cuidados muito importantes.
O passo inicial está em uma boa avaliação clínica (cardiológica e ortopédica) e laboratorial. Assim poderemos pensar no início da prática de atividades físicas. O que ganhamos com isso: fortalece os músculos, melhora a qualidade dos ossos, melhora a frequência dos batimentos cardíacos e a circulação sanguínea, evitando doenças cardiovasculares, ansiedade, depressão, estresse, obesidade/diabetes e osteoporose.

Pensando em estimular a prática de uma boa saúde e uma melhor qualidade de vida, sugerimos algumas dicas básicas que podem ser seguidas: não faça atividades físicas em jejum e faça uma hidratação rigorosa com água ou líquidos isotônicos antes, durante e depois; atividade em grupo ou com um amigo ajuda a manter o estímulo; dê preferência a lugares apropriados, como parques, praças, academias e, por que não, corredores dos shoppings; inicie sua atividade física após uma consulta a um profissional de educação física, evitando lesões osteo-musculares; use roupas leves, tênis próprios para caminhadas (com sistema anti-impacto) e prefira as horas mais frescas do dia, das 6 às 9 horas, pela manhã, e a partir das 16 horas; não use plásticos em volta do corpo, pois podem aumentar a temperatura corpórea e, consequentemente, causar uma desidratação; faça uso dos sucos, frutas, verduras e legumes.

Finalizando, é importante dizer que a saúde é amplamente reconhecida como o maior e o melhor recurso para a melhoria da qualidade de vida. Com estas orientações, esperamos que as pessoas possam optar por levar uma vida mais ativa, não tendo com isso de se transformar em atletas, optando por coisas mais saudáveis como uma boa alimentação e incorporar à sua vida mais movimento e alegria em todos os seus atos. Com essa atitude, tornará tudo ao seu redor mais agradável e saudável e, agora sim, preparado para essa linda e fervorosa estação: o verão.

* Ortopedista, mestre em Ortopedia e Traumatologia pela Universidade de São Paulo (USP), membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), atende no Centro Médico Hospital Português.